Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um lactente de 6 meses de idade apresenta diarreia aquosa e vômitos há 48 horas (ao exame, sem sinais de desidratação). O plantonista prescreveu: - Manutenção do aleitamento materno - Sais de reidratação oral: 100-200 ml após perdas - Metoclopramidas: 7 gotas após cada episódio de vômito - Antiespasmódico: 7 gotas de 8/8 horas - Sulfametoxazo: trimotoprim: 5ml de 12/12 horas Quantos erros você detecta nesta prescrição:

A
01
B
02
C
03
D
04
E
Sem erros
Paciente de 60 anos, hipertenso, faz uso de hidroclorotiazida (diurético) e metoprolol (betabloqueador). Está agendado para cirurgia de prostatectomia por adenocarcinoma. Qual é a conduta em relação àqueles medicamentos anti-hipertensivos na avaliação pré-anestésica?
Paciente de 65 anos de idade, com diagnóstico de adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (3+4), PSA = 5 ng/mL (normal até 4,5 ng/mL), toque retal compatível com próstata aumentada e com pequeno nódulo endurecido no lobo direito. Tem discreta dificuldade de esvaziamento vesical, exames normais de cintilografia óssea e de tomografia computadorizada da pelve. Sem comorbidade importante. Qual é a conduta mais adequada?
Lactente, com dois meses de idade, foi levado a consulta de rotina no consultório do Pediatra cooperado da Unimed-Rio. Seu perímetro cefálico está três desvios-padrão abaixo da média para idade e sexo. A mãe relatou que durante o primeiro trimestre da gestação teve Doença Exantemática Febril sem diagnóstico. O lactente apresenta cardiopatia congênita em investigação, retardo no crescimento, coriorretinite, catarata e surdez. Nesse caso a microcefalia deve ter sido causada por:
Paciente de 32 anos, multípara, em pré-natal com médico da família na comunidade onde mora, chega a maternidade em período expulsivo, tendo sido encaminhada para sala de parto. Dá a luz a um menino. No final do primeiro minuto de vida, o recém-nato encontrava-se com extremidades cianóticas, levemente fletidas, com frequência cardíaca de 90bpm/min; respiração lenta e irregular; e reage com movimentos da face à introdução de cateter na narina. O ÍNDICE DE APGAR para este recém-nato no PRIMEIRO MINUTO é:
Compartilhar