Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Um lactente de seis meses comparece na emergência pediátrica do hospital com história de febre alta há cerca de cinco dias, tosse produtiva, falta de ar e, nas últimas vinte e quatro horas, vômitos. Junto com o quadro, a mãe refere inapetência e prostração e, quando questionada, informa que amamentou até o segundo mês e que seu filho fez todas as vacinas para a idade. No exame físico, o paciente encontra-se choroso, em regular estado geral, com uma frequência respiratória de 58 movimentos respiratórios por minuto, tiragem intercostal, em retração subcostal e, na ausculta respiratória, apresenta múltiplos ruídos de transmissão. O restante do exame físico não apresenta outras alterações. A radiografia de tórax mostrou pequenos focos de consolidação na base pulmonar direita. Baseado nessas informações, qual a conduta inicial frente ao caso?

A
Orientar a mãe quanto à hidratação oral e ao uso de antitérmicos para o paciente no seu domicílio, reavaliando-o em vinte e quatro horas.
B
Iniciar com amoxacilina, orientar a mãe sobre o uso de antitérmicos no seu domicílio e reavaliar o paciente em vinte e quatro horas.
C
Iniciar com penicilina procaína, orientar a mãe sobre o uso de antitérmicos no seu domicílio e reavaliar o paciente em quarenta e oito horas.
D
Internar o paciente para tratamento com penicilina cristalina, oxigenoterapia e hidratação parenteral.
E
Internar o paciente para tratamento com cefurexime, oxigenoterapia e hidratação parenteral.
É uma contra-indicação à administração da vacina tríplice viral:
Na ausência de doença hepática ou alterações nos níveis séricos de cálcio e fósforo, um aumento isolado da fosfatase alcalina, em um paciente assintomático, geralmente sugere:
Homem de 75 anos com quadro de icterícia progressiva há 2 meses e perda de peso de 6 kg neste período. Ultrassom abdominal demonstra dilatação moderada das vias biliares intra-hepáticas, hepatomegalia e vesícula biliar não visualizada. TGO 70 Ul/ml, TGP 65 Ul/ml, bilirrubinas totais 26 mg/dl (direta 18 mg/dl, indireta 8 mg/dl), ureia 156 mg/dl, creatinina 2,6 md/dl. Qual exame deve ser solicitado para investigar a causa da icterícia?
Paciente jovem com queixa de corrimento de odor fétido. Presença de “clue cells” no esfregaço do papanicolau. Qual o tratamento indicado?
Compartilhar