Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Um lactente de seis meses comparece na emergência pediátrica do hospital com história de febre alta há cerca de cinco dias, tosse produtiva, falta de ar e, nas últimas vinte e quatro horas, vômitos. Junto com o quadro, a mãe refere inapetência e prostração e, quando questionada, informa que amamentou até o segundo mês e que seu filho fez todas as vacinas para a idade. No exame físico, o paciente encontra-se choroso, em regular estado geral, com uma frequência respiratória de 58 movimentos respiratórios por minuto, tiragem intercostal, em retração subcostal e, na ausculta respiratória, apresenta múltiplos ruídos de transmissão. O restante do exame físico não apresenta outras alterações. A radiografia de tórax mostrou pequenos focos de consolidação na base pulmonar direita. Baseado nessas informações, qual a conduta inicial frente ao caso?

A
Orientar a mãe quanto à hidratação oral e ao uso de antitérmicos para o paciente no seu domicílio, reavaliando-o em vinte e quatro horas.
B
Iniciar com amoxacilina, orientar a mãe sobre o uso de antitérmicos no seu domicílio e reavaliar o paciente em vinte e quatro horas.
C
Iniciar com penicilina procaína, orientar a mãe sobre o uso de antitérmicos no seu domicílio e reavaliar o paciente em quarenta e oito horas.
D
Internar o paciente para tratamento com penicilina cristalina, oxigenoterapia e hidratação parenteral.
E
Internar o paciente para tratamento com cefurexime, oxigenoterapia e hidratação parenteral.
São classificadas, pela OMS, como muito baixo peso ao nascer as crianças que nascem com peso inferior a:
As anemias são classificadas pela sua causa e pelo tamanho da célula vermelha. Sobre esse assunto, responda o correto.
Paciente feminina, 18 anos, é levada à consulta por apresentar, há mais ou menos seis semanas, dor nos joelhos e tornozelos, edema em ambas as mãos e febre intermitente com perda de peso. Exceto pelo edema nas mãos, o exame físico é normal. Três anos antes dessa consulta, apresentou trombocitopenia, tendo sido feito, à época, o diagnóstico de púrpura trombocitopênica idiopática. Depois de ter recebido esse diagnóstico, num verão, desenvolveu lesões na pele, após exposição solar e, em outra ocasião, apresentou feridas na boca. Atualmente, tem hematócrito de 25% com teste de Coombs positivo e exame de urina com múltiplas hemácias. De posse desses dados, conclui-se que o diagnóstico mais provável é:
São medidas para o tratamento da hipercalemia, EXCETO:
Compartilhar