Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um lactente do sexo masculino com um mês e dez dias de vida, vem encaminhado de outro serviço com quadro de choro intenso e movimentação limitada em membro superior direito. Houve uma única consulta de pré-natal aos dois meses de gestação. Ao exame físico, também se observou descamação nas palmas das mãos e plantas dos pés, além da palpação de fígado a 3,5 cm do RCD e baço a 2 cm do RCE. O exame radiológico evidenciou periostite em úmero direito. A melhor terapêutica, neste caso, é:

A
Ganciclovir.
B
Penicilina cristalina.
C
Oxacilina e ceftriaxone.
D
Sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico.
Lactente de 6 meses de idade, com excelente crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor até os 4 meses começou a apresentar progressivamente maior sonolência e letargia, até que parou de adquirir novas habilidades motoras. O exame clínico é normal. A vacinação está atualizada. Mamou ao seio, exclusivamente até os 3 meses de idade, quando iniciou frutas e, mais recentemente, deixou de mamar ao seio. A mãe nega episódios febris, reação vacinal, convulsões, quedas. Diante desse quadro, qual a conduta correta?
Associe os métodos anticoncepcionais (coluna da esquerda) as situações para as quais estão contraindicados (coluna da direita): 1- Anticoncepcional oral combinado de baixa dose; 2- DIU de levonogestrel; 3- Anticoncepcional com rogestágeno isolado; 4- DIU de cobre; 5- Anticoncepcional combinado transdêrmico; ( ) História da diabetes gestacional; ( ) Presença de mutação do fator V de Leiden; ( ) Doença de Von Willebrand. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita é:
O pediatra de plantão é chamado a uma da manhã ao leito de um garoto de sete anos com febre, há dois dias no hospital para tratamento e controle da dor de uma crise falciforme. A criança está letárgica, mas sem desconforto respiratório agudo. Os sinais vitais são temperatura de 39,7°C, pressão arterial 100/55 mmHg, frequência cardíaca de 100 bpm e frequência respiratória 17 ipm. A pele é quente e úmida, e as conjuntivas estão claras. Não há sopro. Ausculta pulmonar normal. Uma cicatriz cirúrgica recente e em boas condições é visível no quadrante superior esquerdo do abdome. O abdome é suave e indolor, sem massas. Hemograma de urgência: 33% de hematócrito, leucócitos totais de 16.000/mm³, e contagem de plaquetas 130.000/mm³. A hemocultura colhida neste momento é mais propensa a revelar, dentro de alguns dias, o seguinte organismo:
Uma paciente de 45 anos após duas visitas ao médico em um intervalo de tempo de duas sema­nas apresentou níveis tensionais de 146/94 mmHg. Não apresenta dislipidemia ou diabetes, não há evi­dência de doença aterosclerótica e não sabe relatar sua história familiar. No momento assintomática. Com base nos dados acima qual seria sua opção de manejo inicial desta paciente?
Compartilhar