Questões na prática

Cirurgia

Urologia

Assinale a alternativa correta em relação aos tumores não seminomatosos do testículo:

A
O teratoma imaturo é o tumor mais frequente em meninos menores de 12 anos.
B
O tumor de saco vitelino apresenta como característica patológica típica estruturas semelhantes ao tecido benigno derivado do ectoderma, endoderma e mesoderma.
C
O coriocarcinoma apresenta como característica principal tecidos primitivos indiferenciados das três camadas de células germinativas.
D
O teratoma maduro apresenta como característica patológica típica a presença de sinciciotrofoblasto e de citotrofoblasto.
E
O carcinoma embrionário apresenta como característica patológica típica células epitelioides distintamente malignas, arranjadas em glândulas ou túbulos.
Qual é a causa mais comum de óbito pós-operatório precoce na cirurgia eletiva do aneurisma de aorta abdominal?
Menino de dois anos dá entrada na emergência apresentando crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas desde que foi trazido de casa, no colo da mãe, em automóvel comum. Inconsciente, apresenta saturação de oxigênio = 89%, pressão arterial, pulsos e frequência cardíaca normais. A conduta inicial imediata a ser tomada é:
Vários autores têm chamado a atenção para o fenômeno da depressão em crianças e adolescentes que, além de ter seu reconhecimento estabelecido, parece estar mais frequente e ocorrendo cada vez mais cedo, sendo que, em alguns estudos, os adultos com depressão maior relataram o primeiro episódio da doença ocorrendo antes dos dezoito anos de idade. Dentre os sintomas de depressão maior, assinale a alternativa INCORRETA.
Recém-nascido com 2 semanas de vida, apresenta-se no consultório de pediatria com insuficiência cardíaca grave, sem sopro. Dentre os dados importantes para o diagnóstico de possível cardiopatia congênita, destaca-se:
Compartilhar