Um menino com 1 mês de vida, raça negra, morador de área urbana, é levado pelos pais à Unidade Básica de Saúde para atendimento de rotina e vacinação. Não é oferecido nenhum medicamento à criança, que recebe aleitamento materno exclusivo. O médico avalia a criança, que tem exame físico normal, com ganho de 40 g/dia desde o nascimento. Pergunta se oferecem vitamina D ao filho e a mãe diz que não considera necessário, já que oferece exclusivamente o seio. O médico deverá conversar com os pais e propor uma conduta. Considera-se CORRETO que o médico:
A
admita que a suplementação pode ser dispensada, enquanto a criança estiver em aleitamento materno exclusivo.
B
esclareça que morar em área urbana e ser de raça negra são considerados fatores de risco para raquitismo e que a oferta de vitamina D é segura e evita o aparecimento dessa doença.
C
admita que a suplementação é facultativa, desde que programem a coleta de cálcio e fósforo no sexto mês de vida da criança.
D
concorde com a mãe acerca do real efeito protetor do leite materno, mas aponte que a conduta, por ser universal, não pode ser individualizada, independentemente de não haver risco, como neste caso.
E
solicite radiografia de ossos longos.
Outras questões
São sinais radiológicos comuns na apendicite aguda, exceto:
Em um material purulento cuja bacterioscopia revela bacilos Gram-positivos, pensa-se em:
A triagem neonatal para anomalias cromossomiais, sobretudo as síndromes de Down e Edwards pode ser feita baseada em dados clínicos, laboratoriais e sonográficos. Os exames laboratoriais que associados a translucência nucal e a idade materna apresentam maior sensibilidade e especificidade na detecção dessas anomalias e subsequente melhoria na qualidade da triagem das pacientes a serem submetidas a estudo genético invasivo são:
Sobre doenças respiratórias que acometem crianças, julgue os itens subsequentes. I - Se um pré-escolar evolui há 15 dias com febre diária vespertina, tosse seca, sudorese noturna, anorexia e emagrecimento: a radiografia do tórax mostra adenomegalia Peri-hilar e condensação de lobo inferior direito: e o exame de lavado gástrico é negativo para bacilo de Koch, o diagnóstico de tuberculose pode ser descartado. II - Caso uma criança com três anos de idade apresente, há dois anos, episódios repetidos de pneumonia e diarreia, a causa mais provável será a deficiência de alfa1-antitripsina. III - Considerando que um lactente com três meses de idade apresente agudamente quadro febril, tosse e dificuldade para respirar e a radiografia do tórax mostre acentuada hiperinsuflação pulmonar, o diagnóstico clínico será de bronquiolite viral e o agente etiológico mais frequente nesse tipo de caso é o adenovírus. IV - Radiografia de tórax com condensação em lobo inferior direito e discreto derrame pleural sugere pneumonia por Clamydia pneumoniae. V - Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae costuma apresentar-se com o hemograma normal ou com discreta leucocitose. A quantidade de itens certos é: