Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Nefrologia

Reumatologia

Um menino, com 5 anos de idade, é atendido com queixa de manchas no corpo e febre não aferida há 4 dias. Ao exame, nota-se petéquias disseminadas, adenopatia generalizada e hematomas em tronco e membros. No abdome, palpa-se o fígado a 4 cm do rebordo costal direito e baço a 3 cm do rebordo costal esquerdo. O diagnóstico mais provável é:

A
Púrpura de Henoch-Schönlein
B
Leucemia aguda
C
Púrpura trombocitopênica idiopática
D
Leucemia crônica
E
Púrpura trombocitopênica trombótica
Pensamentos recorrentes e insistentes, desagradáveis e contrários à índole do paciente, referem-se a:
Quais as articulações mais frequentemente afetadas na Artrite Reumatoide?
Mulher de 63 anos, viúva, do lar, procurou seu médico de família com queixa de “tristeza” que já se prolonga há três meses. Na anamnese, o médico constatou humor deprimido, fatigabilidade, ideias de culpa, perturbações do sono, apetite diminuído e autoestima reduzida. A paciente negou qualquer evento traumático nos últimos meses. Ao exame: Peso = 86 kg; 1,62 metros de altura; PA = 130 x 80 mmHg. Exame neurológico sem alterações. Mini exame do estado mental = 24. Com base nos critérios para diagnóstico de episódio depressivo do CID-10, qual o provável diagnóstico e tratamento farmacológico para essa paciente?
Em 1988 morre o famoso cartunista Henfil, contaminado pelo vírus da aids em transfusões sanguíneas necessárias ao controle da hemofilia. Somente após 13 anos, em 2001, foi aprovada a “Lei Betinho” que normatiza o controle do sangue em nosso país. Esta lei define, entre outras, a obrigatoriedade da triagem clínica de doadores. Uma vez coletado o sangue do doador, a etapa seguinte se fundamenta na triagem laboratorial com o objetivo de identificar doenças potencialmente transmissíveis. Das enfermidades avaliadas através destes testes de triagem, aquela que apresenta o maior período de janela imunológica é:
Compartilhar