Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um menino, com 7 anos de idade, recebe o diagnóstico de asma, classificada pelo médico como persistente leve. O médico recomenda o uso de corticoide inalatório como droga de manutenção para prevenção dos sintomas e orienta, durante episódios de crise, que seja utilizado:

A
Corticoide oral e montelucaste via oral.
B
2 de curta duração e montelucaste via oral.
C
2 de curta duração e aminofilina via oral.
D
2 de curta duração e corticoide via oral.
E
2 de curta duração e aumento na dose (geralmente o dobro) do corticoide inalatório.
Recém-nascido a termo, Apgar 8 e 9, pequeno para idade gestacional, parto vaginal. No alojamento conjunto, apresento hipoatividade, cianose em mãos e pés, taquipneia. A glicemia era 30 mg/dl. O hematócrito central foi de 68% e havia trombocitopenia. O diagnóstico e a conduta imediata, respectivamente são:
Menina de cinco anos, cuja mãe teve tuberculose diagnosticada recentemente, foi encaminhada ao ambulatório de Pediatria para investigação. A criança apresenta cicatriz de BCG, está assintomática e o teste tuberculínico foi reator com 16 mm. Na radiografia simples de tórax, há imagem de nódulo hilar calcificado à direita. Neste caso, a conduta recomendada é:
Para destravar o joelho que se encontra em completa extensão a fim de se preparar o movimento de flexão qual/quais músculo (s) é/são requeridos inicialmente para contração dentre as opções abaixo?
Numa criança com suspeita clínica de hepatite viral aguda, os marcadores virais séricos mais apropriados a serem solicitados para definição diagnóstica do agente etiológico, dentre as opções abaixo, são:
Compartilhar