Um menino de 15 anos de idade deu entrada na sala de emergência com história de crises convulsivas generalizadas tônico-clônicas de início há cerca de 2 horas. Já apresentou mais de 10 episódios subentrantes, com duração de 3 a 5 minutos. Permanece inconsciente no intervalo das crises, com respiração ruidosa, mas sem abalos. Exame clínico: encontra-se inconsciente, sem resposta motora, não abre os olhos a estímulos. Pupilas isocóricas e dilatadas, porém fotorreagentes. Abundante secreção pulmonar, com estertores de médias e grossas bolhas presentes em toda a ausculta pulmonar. PA = 90 x 60 mmHg. FC = 125 bpm. Oximetria de pulso = 78%. Dextro com glicemia = 68 mg/dl. Não apresenta abalos tonicoclônicos no momento. Com relação ao quadro clínico e ao tratamento, assinale a alternativa correta.
A
A realização de uma tomografia e o exame de LCR se impõem como medidas iniciais, para que se possa definir uma conduta terapêutica.
B
Trata-se de um estado de mal epiléptico (crises subentrantes) e deve ser encarado como uma emergência neurológica.
C
Não há necessidade imediata do uso de anticonvulsivantes, visto que o paciente não está em crise convulsiva. Buscar etiologia com exames complementares.
D
Deve ser realizado anticonvulsivante imediatamente e em seguida proceder-se à entubação.
E
Deve ser realizado anticonvulsivante após a entubação e glicose hipertônica, mesmo na ausência de abalos tônico-clônicos.
Outras questões
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. No aeroporto, durante a espera do seu embarque, você presencia uma criança de 5 anos cair subitamente. Ao atendê-la, verifica que está inconsciente/arresponsiva, sem pulso central. Diante do ocorrido, se você estivesse sozinho e dispusesse de dispositivo de proteção, qual o procedimento adequado?
Menina de 7 meses de idade é levada ao ambulatório de pediatria para consulta. Ela nasceu a termo, de parto normal, com peso de 3.280 g, e obteve índice de Apgar no 5º minuto = 9. A mãe refere que a criança está bem, que nunca teve qualquer intercorrência clínica ou infecciosa e que está em aleitamento materno exclusivo. Na antropometria, evidencia-se que ela tem peso de 7.520 g, comprimento de 65,5 cm e perímetro cefálico de 43 cm. O exame físico é normal e os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor estão adequados para a idade.
Quanto à orientação alimentar a ser prescrita para a criança descrita no caso clínico acima, assinale a alternativa CORRETA.
Paciente masculino, 27 anos, HIV+, em terapia ARV, com CD4 adequado e carga viral baixa, iniciou quadro de febre (38,2°C) e rinorreia clara há 1 dia. Evoluiu com cefaleia frontal leve/moderada, congestão nasal e hiposmia. A rinorreia tornou-se amarelada e a dor localizou-se principalmente na hemiface esquerda, mantendo a intensidade e os demais sintomas. Passados 4 dias, procurou a UBS e você o atendeu. Marque a alternativa correspondente ao diagnóstico e à conduta mais adequada nesse caso:
Roberto, 50 anos de idade, chega ao pronto-socorro relatando dor na hemi-bolsa escrotal direita há cerca de quatro horas, após uma partida de futebol e concomitante aumento de volume do conteúdo intraescrotal. Ao exame nota-se dor e aumento do volume do epidídimo e testículo. Assinalar a alternativa INCORRETA: