Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Um menino de 15 meses de idade é trazido ao Pronto Atendimento por uma crise tônico-clônica generalizada de 8 minutos de duração. Na chegada ao hospital, a crise já havia cessado espontaneamente. Os pais contam que, imediatamente antes da convulsão, estava bem e não haviam observado febre. No exame inicial, a temperatura era de 39°C. Passados 15 minutos do término da convulsão, a consciência foi recuperada completamente e o exame revelou apenas infecção viral das vias aéreas. Qual das seguintes alternativas é a mais correta?

A
Depois das primeiras medidas (ABC), deve receber 0,25 mg/kg/dose de diazepam EV lentamente.
B
Esta não deve ser encarada como uma convulsão febril, já que a febre foi observada depois da crise.
C
A chance de recorrência de novas convulsões febris antes dos 5 anos de idade é de menos de 50%.
D
Um eletroencefalograma será fundamental para eleger o fenobarbital ou ácido valproico como tratamento preventivo.
E
A chance de epilepsia futura, depois dos 5 anos de idade, é de 30%.
As seguintes situações podem mimetizar um Acidente Vascular Encefálico:
Primigesta de 19 anos, com idade gestacional de 37 semanas, apresentando dor abdominal em barra e escotomas. Ao exame clínico constata-se: edema importante, generalizado; PA = 170/110mmHg; reflexos tendinosos exaltados; dinâmica uterina ausente; bfc = 152 por minuto; toque vaginal: colo uterino com dilatação de 5 cm. A conduta, neste caso, é:
A classificação de Hinchey tem grande importância no estabelecimento do grau de evolução da diverticulite de colo, uma vez que tem correlação direta com a conduta a ser tomada. Assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa incorreta em relação às hérnias inguinais.
Compartilhar