Questões na prática

Pediatria

Neuropediatria

Um menino de 15 meses de idade é trazido ao Pronto Atendimento por uma crise tônico-clônica generalizada de 8 minutos de duração. Na chegada ao hospital, a crise já havia cessado espontaneamente. Os pais contam que, imediatamente antes da convulsão, estava bem e não haviam observado febre. No exame inicial, a temperatura era de 39°C. Passados 15 minutos do término da convulsão, a consciência foi recuperada completamente e o exame revelou apenas infecção viral das vias aéreas. Qual das seguintes alternativas é a mais correta?

A
Depois das primeiras medidas (ABC), deve receber 0,25 mg/kg/dose de diazepam EV lentamente.
B
Esta não deve ser encarada como uma convulsão febril, já que a febre foi observada depois da crise.
C
A chance de recorrência de novas convulsões febris antes dos 5 anos de idade é de menos de 50%.
D
Um eletroencefalograma será fundamental para eleger o fenobarbital ou ácido valproico como tratamento preventivo.
E
A chance de epilepsia futura, depois dos 5 anos de idade, é de 30%.
Com respeito ao tratamento anticoagulante na Embolia Pulmonar, assinale a CORRETA.
Considerando a hipertensão porta, a classificação de Child modificada utiliza parâmetros clínicos e laboratoriais para avaliar a reserva funcional hepática. Não faz parte da classificação Child C o paciente que apresenta:
Paciente com ascite que apresenta gradiente entre as concentrações de albumina sérica e da albumina do líquido ascítico maior que 1,1 g/dl, é característico de:
Paciente do sexo feminino, 15 anos, vem apresentando astenia, emagrecimento e quadro de úlceras recorrentes em cavidade oral, uveíte e úlceras genitais. O diagnóstico é:
Compartilhar