Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um menino de 3 anos, considerado pelos pais como ”tranqüilo e obediente”, sofreu importante queimadura na palma das mãos ao tocar no forno quente. Os pais estão muito ansiosos e querem saber como agir com o filho diante do risco de novos acidentes domésticos. A melhor orientação é:

A
proteger a criança e reduzir as situações de risco, pois somente ao redor de 5 - 6 anos ela será capaz de se proteger.
B
tranquilizar os pais, pois após um acidente dessa gravidade, naturalmente a criança ficará mais cuidadosa.
C
vigiar rigorosamente a criança pois, na verdade, ela não deve ser tão tranquila e obediente quanto eles imaginavam.
D
intensificar os ensinamentos sobre acidentes domésticos, pois pela repetição a criança aprende a se proteger.
E
matricular a criança numa creche onde estará mais segura sob constante vigilância.
Mulher de 64 anos, com diagnóstico de síndrome de Sjögren, há 25 anos, devido à xeroftalmia e xerostomia associados à positividade para anticorpos anti-SSA e anti-SSB. Há três meses notou aumento progressivo e indolor da parótida esquerda, que se apresenta dura ao exame, sem sinais flogísticos. O diagnóstico mais provável é:
Qual das drogas abaixo, ao final da gestação, pode levar ao surgimento de kernicterus?
Sobre as hérnias inguinais na infância, é correto afirmar:
Uma paciente de 56 anos consulta com queixa de sangramento vaginal irregular, com último episódio há 20 dias. Estranhou o aparecimento dos sangramentos, num total de 4 episódios nos últimos 3 meses, pois acreditava estar na menopausa, por não apresentar menstruações há aproximadamente 7 anos. Relata episódios frequentes de fogachos e labilidade emocional. Apresenta antecedentes de miomatose uterina e cauterização de colo uterino por alteração anterior em sua citologia oncótica de Papanicolaou. Teve três gestações, todas com cesáreas, realizando laqueadura tubária após o último nascimento, há 20 anos. No exame ginecológico, detectou-se a presença de útero aumentado, irregular, com mobilidade normal, e ovários não palpáveis. Qual a conduta mais indicada no momento dessa consulta médica?
Compartilhar