Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Um menino de 3 anos, considerado pelos pais como ”tranqüilo e obediente”, sofreu importante queimadura na palma das mãos ao tocar no forno quente. Os pais estão muito ansiosos e querem saber como agir com o filho diante do risco de novos acidentes domésticos. A melhor orientação é:

A
proteger a criança e reduzir as situações de risco, pois somente ao redor de 5 - 6 anos ela será capaz de se proteger.
B
tranquilizar os pais, pois após um acidente dessa gravidade, naturalmente a criança ficará mais cuidadosa.
C
vigiar rigorosamente a criança pois, na verdade, ela não deve ser tão tranquila e obediente quanto eles imaginavam.
D
intensificar os ensinamentos sobre acidentes domésticos, pois pela repetição a criança aprende a se proteger.
E
matricular a criança numa creche onde estará mais segura sob constante vigilância.
A respeito dos aneurismas arteriais, considera-se o seguinte:
Paciente com dor abdominal, hiporexia e astenia comparece ao consultório para avaliação. Ela nega doenças pregressas e relata apenas o uso de anticoncepcional. Quanto ao caso clínico apresentado, e considerando a hipótese diagnóstica de tumor hepático, é CORRETO afirmar que o tumor:
Sobre o teste da oximetria de pulso para Diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica em recém-nascidos, conhecido como teste do coraçãozinho, assinale a alternativa CORRETA.
Lactente com 3 meses de idade em aleitamento materno exclusivo, apresentando vômitos desde o nascimento com aumento da frequência e volume nos últimos 15 dias, com avidez nas mamadas. Ao exame físico apresenta sinais cutâneos de emagrecimento, confirmado nas curvas de crescimento. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Compartilhar