Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Otorrinolaringologia

Um menino de 3 anos de idade, sem antecedentes clínicos, apresenta há três semanas uma história de febre de moderada intensidade (38,5 °C), intermitente, acompanhada de um aumento na região cervical anterior submandibular direita, que, à palpação, mostra-se como um linfonodo relativamente móvel e doloroso de cerca de 4-5 cm de diâmetro. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável.

A
Leucemia linfocítica aguda
B
Linfoma de Hodgkin
C
Adenite cervical
D
Abscesso em cisto tireoglosso
E
Amigdalite bacteriana
Dos tipos de hérnias descritos abaixo, os que se referem às hérnias inguinais são:
Um homem de 32 anos, com vida sexual de múltiplos parceiros, queixa-se de dor nas articulações e disúria. O quarto dedo do pé direito apresenta tumefação difusa, o tornozelo direito e o joelho esquerdo estão quentes, com dor na amplitude do movimento. O olho esquerdo está vermelho. O exame de urina revela 25 a 30 leucócitos por campo de grande aumento e 1 a 2 hemácias/campos de grande aumento. Tanto a cultura de urina, quanto um Swab uretral para infecção gonocócica são negativos. Qual das alternativas abaixo representa o mais provável diagnóstico?
Que doença deve ser considerada pelo médico pediatra que, ao examinar um lactente, encontra lesões hipocromicas em forma de folha na pele? Assinale a alternativa correta:
Uma criança de 4 anos chega à emergência do Hospital Universitário no colo da mãe, cianótica, com padrão respiratório tipo gasping, arresponsiva, FC = 40, sem pulsos periféricos e centrais palpáveis. Que sequência de conduta é mais aceitável?
Compartilhar