Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Otorrinolaringologia

Um menino de 3 anos de idade, sem antecedentes clínicos, apresenta há três semanas uma história de febre de moderada intensidade (38,5 °C), intermitente, acompanhada de um aumento na região cervical anterior submandibular direita, que, à palpação, mostra-se como um linfonodo relativamente móvel e doloroso de cerca de 4-5 cm de diâmetro. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável.

A
Leucemia linfocítica aguda
B
Linfoma de Hodgkin
C
Adenite cervical
D
Abscesso em cisto tireoglosso
E
Amigdalite bacteriana
A avó de um menino de três anos e sete meses de idade mostra-se muito preocupada porque seu neto, desde que iniciou o desenvolvimento da marcha, "só anda na ponta dos pés". Os demais marcos do desenvolvimento não mostram anormalidades e a anamnese revela parto com 33 semanas e Apgar de 3 e 8 que motivaram uma permanência no berçário por 39 dias. Seu acompanhamento no ambulatório de puericultura solicitou um parecer da ortopedia infantil, suspeitando de encurtamento congênito dos tendões de Aquiles. Um exame neurológico minucioso evidenciou anormalidades que apontaram para o diagnóstico de encefalopatia crônica não progressiva que, relacionadas aos dados da anamnese, caracterizavam indicação de exame de imagem do sistema nervoso central. Nesse caso, as anormalidades no exame neurológico mais esperadas são:
Paciente com dor torácica aguda e intensa realiza tomografia computadorizada do tórax que demonstra aorta com descolamento da íntima, apresentando luz verdadeira e luz falsa, o que configura o diagnóstico de:
Lactente de 2 meses dá entrada na emergência pediátrica com parada cardiorrespiratória. Segundo a mãe, após amamentar ao seio materno, a criança adormeceu como de rotina, de bruços. Com relação à síndrome de morte súbita infantil, qual a provável causa de morte do lactente?
Criança com 12 meses de idade, sexo feminino, trazida ao posto de saúde para consulta de rotina, sem queixas. Nasceu a termo, com peso de 2,2 Kg e estatura de 43 cm. Alimentação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) adequados. Exame Físico: peso e estatura abaixo de - 2 desvios-padrão para idade. Sem outras alterações. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar