Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Com relação a esta doença pode-se afirmar:

A
Raramente a LLA ocorre em pacientes portadores de imunodeficiência.
B
O aspecto citológico das células blásticas é única e invariável.
C
Doença disseminada com severo comprometimento da medula óssea pode ser encontrada em muitos pacientes no momento do diagnóstico.
D
A linfadenomegalia está sempre presente e é uma manifestação proeminente da doença.
E
A dor óssea é uma manifestação rara e ocorre em menos de 1% dos pacientes.
Associe as doenças exantemáticas aos sinais patognomônicos: (1) Sarampo; (2) Escarlatina; (3) Eritema infeccioso; (4) Exantema súbito; (5) Monucleose. ( ) Tríade: amigdalite membranosa, febre, linfoadenopatia e esplenomegalia; ( ) Exantema facial em forma de borboleta (face esbofetada); ( ) Palidez peribucal (sinal de Filatow); ( ) Febre desaparece com início do exantema; ( ) Mancha de Koplik.
Emily tem 10 meses e vem para a USF para sua consulta mensal. Ela está no percentil 97 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, ela já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e lhe mostra que a bebê bate palminhas.
Dona Elsa faz seu tratamento de hipertensão há muitos anos na unidade de saúde da família onde você trabalha. Hoje, você irá consultar o seu filho Marcelo que acaba de chegar à cidade. Marcelo tem 40 anos e descobriu há 3 meses ser hipertenso. Ao exame, está com níveis pressóricos elevados, apesar do uso correto da medicação, e sobrepeso. Ele refere que sempre fica nervoso quando vai ao médico. Você o orienta a, EXCETO:
Faz parte da monitorização obrigatória em pacientes submetidos a regimes de Nutrição Parenteral Total (NPT), EXCETO:
Compartilhar