Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Com relação a esta doença pode-se afirmar:

A
Raramente a LLA ocorre em pacientes portadores de imunodeficiência.
B
O aspecto citológico das células blásticas é única e invariável.
C
Doença disseminada com severo comprometimento da medula óssea pode ser encontrada em muitos pacientes no momento do diagnóstico.
D
A linfadenomegalia está sempre presente e é uma manifestação proeminente da doença.
E
A dor óssea é uma manifestação rara e ocorre em menos de 1% dos pacientes.
Sobre o uso de diuréticos tiazídicos no tratamento da hipertensão arterial sistêmica, analise as proposições abaixo. 1) Reduzem o volume plasmático e, em longo prazo, aumentam a resistência vascular periférica. 2) Administrados isoladamente em baixas doses exibem ação antipertensiva. 3) Alterações bioquímicas e metabólicas são dose-dependentes. 4) Em baixas doses, a hidroclorotiazida apresenta redução na ação diurética a médio e longo prazo. 5) Podem precipitar crise de gota. Está (ão) correta (as) apenas:
Um paciente de 57 anos apresenta-se ambulatorialmente com história de dor em joelho direito há 4 meses. Relata rigidez matinal de 25 minutos. Durante a deambulação, há intensificação da sintomatologia dolorosa. Ao exame do joelho direito, percebe-se crepitação à movimentação ativa. Qual o diagnóstico mais provável?
Uma paciente de 32 anos de idade, vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal fechado, é levada a um pronto-socorro. O médico constata que a paciente está inconsciente, sem pulso central e apneica. Ao iniciar manobras de reanimação cardiorrespiratória, constata-se a presença de atividade elétrica sem pulso (AESP). Qual a causa mais provável da AESP na paciente descrita?
A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental no Brasil. Sobre as características recentes desse modelo, é incorreto afirmar que:
Compartilhar