Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Com relação a esta doença pode-se afirmar:

A
Raramente a LLA ocorre em pacientes portadores de imunodeficiência.
B
O aspecto citológico das células blásticas é única e invariável.
C
Doença disseminada com severo comprometimento da medula óssea pode ser encontrada em muitos pacientes no momento do diagnóstico.
D
A linfadenomegalia está sempre presente e é uma manifestação proeminente da doença.
E
A dor óssea é uma manifestação rara e ocorre em menos de 1% dos pacientes.
M.S.P. é uma mulher de cor negra, que foi encaminhada ao ambulatório do HU, após receber o diagnóstico de polimialgia reumática. Está sendo tratada com prednisona 20 mg/dia e fazendo reposição hormonal (estrogênio e progesterona conjugados). Qual dos seguintes regimes terapêuticos, você recomendaria neste caso?
Vários são os mecanismos implicados na gênese da anemia da prematuridade. No entanto, não poderá ser considerado nesta situação:
Durante a realização de Colecistectomia Laparoscópica numa paciente de 40 anos, a Colangiografia intraoperatória identificou a presença de litíase com 6 mm de diâmetro no interior do colédoco. A melhor maneira para resolver essa situação é:
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Compartilhar