Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Um menino de 4 meses de vida é internado em enfermaria de pediatria com diagnóstico de bronquiolite. Para evitar a transmissão da doença no ambiente hospitalar, é correto:

A
recomendar precauções de contato, apenas.
B
manter a criança em enfermaria, pois o lactente de 4 meses não transmite a doença, devido à pequena eliminação de vírus no ambiente.
C
recomendar precauções respiratórias de aerossóis, apenas.
D
recomendar precauções respiratórias de gotículas, apenas.
E
recomendar precauções de contato e de gotículas.
Em relação às neoplasias cutâneas malignas, assinale a alternativa correta.
Paciente de 70 anos, sexo feminino, tabagista e diabética, com história de claudicação intermitente em Membro Inferior Esquerdo (MIE) para menos de 1.000 metros. Há 12 horas, com dor contínua em MIE, diminuição de temperatura local, palidez e dor. Apresenta pulso femoral presente e ausência dos demais pulsos distais bilateralmente. O exame cardiológico é normal, dextro 135. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Adenocarcinoma ductal compreende 80 a 90% das neoplasias de pâncreas. O câncer de corpo e cauda apresenta início insidioso e geralmente é diagnosticado em fase avançada e incurável. A manifestação clínica MAIS FREQUENTE é?
Um residente sofreu um acidente punctório com a agulha enquanto realizava uma punção lombar em um paciente com suspeita de meningite. Na investigação ocupacional deste acidente com material biológico, devem ser solicitados exames para o paciente-fonte. Entre as alternativas abaixo, os exames recomendados pelo Ministério da Saúde são:
Compartilhar