Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Reumatologia

Um menino de 6 anos é admitido na enfermaria pediátrica com quadro de febre baixa e inchaço nos joelhos e tornozelos há 4 dias. Há 1 dia, apresenta dor abdominal em cólica e sangue nas fezes. Os tornozelos e pés estão moderadamente edemaciados e dolorosos. Apresenta ainda lesões purpúricas palpáveis ao redor dos tornozelos e na superfície extensora das pernas. A pressão arterial é normal. O hemograma revela anemia moderada, leucocitose e contagem normal de plaquetas. Também é encontrada hematúria. O principal diagnóstico é:

A
Poliarterite nodosa.
B
Púrpura de Henoch-Schönlein.
C
Meningococcemia.
D
Febre reumática.
E
Doença de Kawasaki.
Lactente de 12 meses de idade vai à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Qual das situações abaixo não causa perda do reflexo pupilar fotomotor em vigência de coma?
Sobre a epifisite do calcâneo, ou doença de Sever, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: ( ) Ocorre mais comumente na faixa etária entre os nove e os 14 anos de idade, sendo muito rara sua ocorrência antes disso. ( ) É mais frequente em meninos e, na maioria das vezes, é unilateral. ( ) O diagnóstico é dado pelo achado patognomônico de esclerose da apófise do calcâneo no raio X de perfil.
Durante o exame físico normal de um lactente com seis meses de idade, avalia-se o desenvolvimento neuropsicomotor e espera-se o desaparecimento do (s) reflexo (s):
Compartilhar