Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Nefrologia

Pediatria Geral

Reumatologia

Um menino de 6 anos é admitido na enfermaria pediátrica com quadro de febre baixa e inchaço nos joelhos e tornozelos há 4 dias. Há 1 dia, apresenta dor abdominal em cólica e sangue nas fezes. Os tornozelos e pés estão moderadamente edemaciados e dolorosos. Apresenta ainda lesões purpúricas palpáveis ao redor dos tornozelos e na superfície extensora das pernas. A pressão arterial é normal. O hemograma revela anemia moderada, leucocitose e contagem normal de plaquetas. Também é encontrada hematúria. O principal diagnóstico é:

A
Poliarterite nodosa.
B
Púrpura de Henoch-Schönlein.
C
Meningococcemia.
D
Febre reumática.
E
Doença de Kawasaki.
Paciente de 26 anos, sexo masculino, vítima de acidente automobilístico, deu entrada no pronto socorro, queixando-se de dor torácica. Segundo SAMU o volante do carro estava torto. Na radiografia simples anteroposterior de tórax em posição supina apresenta alargamento de mediastino. Assinale a alternativa que não pode estar relacionado ao Rx descrito:
A cardiopatia congênita mais frequentemente associada à Síndrome de Down:
Homem de 75 anos, portador de demência por doença de Alzheimer há seis anos, é levado ao consultório médico por apresentar choro incontido, agitação psicomotora, confusão mental, alteração do ciclo sono-vigília, desorientação temporal e hiporexia há uma semana. O paciente faz uso apenas do ginkgo biloba, 80 mg ao dia. Ao exame físico, apresentava-se vígil e inquieto, desatento, com discurso sem nexo, desidratato ++/4, normotenso e eupneico, sem outras alterações. Em relação a este caso, pode-se afirmar que:
Após a chegada da equipe médica, o atendimento das vítimas triadas em primeiro lugar deve ser realizado com qual manobra?
Compartilhar