Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Neuropediatria

Um menino de 7 anos de idade é acompanhado ao ambulatório de neuropediatra por apresentar epilepsia e faz uso rotineiro de ácido valproico (Depakene). Assinale a manifestação clinicolaboratorial que pode ser encontrada neste paciente, causada pelo anticonvulsivante em questão:

A
Plaquetopenia.
B
Leucocitose.
C
Hiperglicemia.
D
Hiperpotassemia.
E
Hipocalcemia.
Considere um paciente do sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico de hérnia inguinal D há um ano. Apresenta queixas de trânsito intestinal alterado e prostatismo. A cirurgia de dissecção do saco herniário e do cordão espermático exigiu uso intensivo do eletrocautério. No 7° dia de pós-operatório, o paciente queixa-se de dor e aumento de volume testicular. Ao exame clínico, edema de bolsa escrotal, sem sinais de infecção. O diagnóstico mais provável dessa complicação e a conduta mais adequada para o caso são, respectivamente:
O reparo endovascular do aneurisma de aorta tem sido cada vez mais realizado se comparando à cirurgia convencional. A complicação mais comum após o tratamento endovascular do aneurisma de aorta é:
Associe os diagnósticos (numerados de 1 a 5) às imagens típicas obtidas à fundoscopia (VER IMAGEM). 1 - Fundoscopia normal; 2 - Retinopatia diabética não proliferativa; 3 - Retinopatia diabética proliferativa; 4 - Retinopatia hipertensiva; 5 - Edema de papila. A sequência numérica correta, da esquerda para a direita, é:
Mulher de 28 anos sem queixas gastrintestinais. Apresentou quadro de cólica nefrética, quando realizou ultrassonografia (USG) de abdome total em um serviço de urgência. Durante o exame identificou-se lesão nodular hepática, isoecogênica, medindo 27 mm, localizada no segmento 3. A paciente não relatava comorbidades ou histórico de hepatopatia. Foi solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome com contraste endovenoso para complementação diagnóstica que confirmou o achado do USG, identificando nódulo hepático no segmento 3, medindo 25 mm, com captação homogênea do contraste na fase arterial, contornos bocelados e bem definidos. O restante do parênquima apresentava aspecto normal. Exames laboratoriais indicavam função hepática normal. Identifique a alternativa correta:
Compartilhar