Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:

A
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais corticoide inalatório
B
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais uso de corticoide oral
C
Uso de beta-2-agonista de ação curta via oral (p.ex. salbutamol), corticoide oral, e Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol)
D
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol) mais corticoide endovenoso
E
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), beta-2 oral, corticoide oral e inalatório
Qual é o conceito de distância útil na claudicação intermitente nos membros inferiores?
Na citologia de vagina o predomínio de células basais é encontrado na mulher:
Psiquiatra interconsultor de hospital geral é chamado para avaliar paciente em confusão mental com crônica dependência ao álcool. O paciente se encontra internado há quatro dias por politraumatismo, com lesões corto-contusas em cabeça, tórax e membros, e os estudos radiológicos de crânio e esqueleto restante não revelaram fraturas. A avaliação demonstra comportamento desorganizado, desatenção, desorientação e comportamento hostil com contactantes, aparentemente motivado por falso reconhecimento de desafetos. Os dados vitais, exame físico e neuromotor se revelam normais e a enfermagem relata que o paciente foi admitido exibindo-se orientado e o quadro se instalou somente no segundo dia de internação. O médico solicitante levanta a hipótese de síndrome de abstinência ao álcool e pede orientação para iniciar prescrição medicamentosa. Assinale a hipótese ou conduta a ser orientada pelo médico:
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. A artéria que nutre o apêndice é ramo da artéria cólica média.
Compartilhar