Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:

A
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais corticoide inalatório
B
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais uso de corticoide oral
C
Uso de beta-2-agonista de ação curta via oral (p.ex. salbutamol), corticoide oral, e Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol)
D
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol) mais corticoide endovenoso
E
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), beta-2 oral, corticoide oral e inalatório
Após 30 segundos de ventilação com balão e máscara e oxigênio a 100% em um RN asfíxico, notou-se que a criança permanecia em apneia, com FC = 120 bpm e rosado. Assinale a alternativa que contém a conduta mais apropriada nesse caso. (MANUAL DE REANIMAÇÃO NEONATAL SBP)
Assinale a alternativa que apresenta o tempo de profilaxia da febre reumática, no caso de cardiopatia reumática adquirida.
O inverno passado chegou com gripes e outras manifestações catarrais. A mãe de uma criança de um ano e meio com bom desenvolvimento é chamada para buscar o filho na creche, porque a criança estava vomitando muito e se apresentava febril, com 38,2ºC. A mãe deu a ele um remédio para vômito, que tinha em casa, e após algumas horas a criança começou a apresentar uma diarreia líquida que foi aumentando de frequência. O diagnóstico mais provável, nesse caso, é: (LIMA, Azor de. Pediatria essencial)
Lactente de dois anos internado por pneumonia apresenta estado geral comprometido. No quarto dia de internação, permanece taquidispneico, febril e com dificuldade para se alimentar. Os pais mostram-se insatisfeitos com o atendimento e insistem na alta do paciente, embora você, como médico assistente, não concorde com a alta. Das alternativas a seguir, assinale a postura que seria mais adequada nessa situação. (CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CFM)
Compartilhar