Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:

A
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais corticoide inalatório
B
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais uso de corticoide oral
C
Uso de beta-2-agonista de ação curta via oral (p.ex. salbutamol), corticoide oral, e Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol)
D
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol) mais corticoide endovenoso
E
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), beta-2 oral, corticoide oral e inalatório
Qual das alternativas abaixo referente aos fios de sutura cirúrgica contém uma afirmativa errada?
Paciente de 42 anos, em acompanhamento médico por apresentar cirrose hepática de etiologia alcoólica diagnosticada por biopsia hepática realizada há oito meses. Retorna ao medico referindo diminuição da diurese e aumento do volume abdominal. O exame físico revela hepatomegalia, icterícia e ascite. Na investigação da ascite do paciente, o melhor exame para o diagnóstico de hipertensão portal é:
Os achados laboratoriais abaixo são característicos da secreção inapropriada do hormônio antidiurético, à exceção de:
Portadora de lúpus eritematoso sistêmico chegou, ao ambulatório, com quadro de reativação grave da doença. Que exames, dentre os abaixo, melhor detectam esta situação?
Compartilhar