Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um menino de 8 anos de idade é atendido no ambulatório. Tem história de asma, tratada somente nas crises, com boa resposta. Há três dias apresenta tosse cheia, congestão nasal, febre baixa e desconforto respiratório. Seus pais estavam usando um descongestionante nasal de uso oral, e um xarope fitoterápico para a tosse. Ao exame, o menino apresenta-se bem, com taquipneia (frequência respiratória de 40 ipm), tiragem costal leve e sibilos expiratórios à ausculta. Não há estertores. A taxa de fluxo de pico expiratório (peak-flow-metria) é de 60%. A conduta imediata mais adequada é:

A
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais corticoide inalatório
B
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), mais uso de corticoide oral
C
Uso de beta-2-agonista de ação curta via oral (p.ex. salbutamol), corticoide oral, e Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol)
D
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol) mais corticoide endovenoso
E
Uso de beta-2-agonista de ação curta aerosolizado (p.ex., salmeterol), beta-2 oral, corticoide oral e inalatório
As questões 33 e 34 referem-se ao caso clínico a seguir: Mulher, 26 anos, secundigesta, com teste para gravidez (?hCG - 500mUI/ml) positivo. Pela data da última menstruação, a idade gestacional é de 5 semanas e 3 dias. O exame obstétrico revela útero de volume levemente aumentado, com colo amolecido, principalmente na região do istmo, além de ocupação dos fundos de saco vaginais. Não há sangramento nem leucorreia. No dia seguinte à consulta realiza ultrasonografia (US) que revela um saco gestacional de aspecto regular, compatível com 5 semanas e 6 dias de gestação, sem evidências de eco embrionário em seu interior, colo fechado e ovários normais. A orientação adequada é:
Menino, 8 anos, com ferida na cabeça. A lesão iniciou-se como pequena pápula, alastrou-se perifericamente, formando placa eritematosa, observando-se no centro da lesão, pelos frágeis, quebradiços e curtos. Não há prurido, descamação ou inflamação. O tratamento indicado é:
Na cirurgia do trauma hepático, a realização de uma “mesh wrapping” significa:
As situações abaixo referem-se à baixa estatura não tratada. Julgue verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas seguintes. ( ) Edema de pés e mãos ao nascimento, curva de crescimento inferior ao percentil 5 (p5), atraso nas aquisições psicomotoras e hipogonadismo hipergonadotrófico são características de paciente 46,XX/45,X. ( ) Cardiopatias congênitas, doença celíaca, pneumonias de repetição e desnutrição só comprometem o crescimento, se na época da doença existir idade óssea avançada. ( ) Baixa estatura desproporcionada, velocidade de crescimento associadas a atraso na idade óssea e retardo mental são encontradas em pacientes com displasia óssea. ( ) São características da baixa estatura familial: puberdade atrasada, curva de crescimento com tendência à horizontalização na idade da puberdade e idade óssea compatível com a estatural. ( ) No hipotireoidismo adquirido há um atraso da idade óssea, queda de rendimento escolar, horizontalização da curva de crescimento, mas manutenção da expectativa da altura final. A sequência correta é:
Compartilhar