Um menino de nove anos apresenta baixa estatura, pregas em epicantos oculares, fissuras palpebrais desviadas para baixo, ptose palpebral bilateral, ponte nasal achatada, pescoço curto, baixa implantação posterior dos cabelos, tórax em escudo, um sopro cardíaco sistólico em foco pulmonar e pênis pequeno. Foi submetido à cirurgia para criptorquidia bilateral com um ano de idade. É fisicamente muito parecido com seu pai, que também é baixo e tem o diagnóstico de estenose da válvula pulmonar. A criança tem como principal hipótese diagnóstica:
A
síndrome de Turner.
B
síndrome de Noonan.
C
pan-hipopituitarismo.
D
baixa estatura familiar.
Outras questões
No atendimento ao paciente de trauma grave, a primeira medida é a obtenção de via aérea adequada. Neste aspecto, critérios de indicação de acesso devem ser observados. Nesse sentido, selecione a alternativa correta.
Um médico generalista ao consultar um paciente queixando-se de tristeza e apatia, percebe que o mesmo estaria passando por uma crise definida como Síndrome do Ninho Vazio, que possivelmente justificaria tal quadro. Em relação a esta Síndrome, pode-se considerar correta aquela que a define como:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
Paciente de 28 anos, grávida com 32 semanas de gestação, é vítima de acidente automobilístico com trauma abdominal contuso. Dá entrada no setor de emergência torporosa com insuficiência respiratória e choque circulatório. A respiração apresenta roncos e estridores. O murmúrio vesicular está diminuído à esquerda. Entre as medidas a serem tomadas no atendimento, é prioritária: