Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neurologia

Dermatologia

Pediatria Geral

Um menino de seis anos apresenta há cinco dias numerosas crostas melicéricas na região perinasal e perioral. Observa-se ao exame, além das lesões, a presença de linfonodomegalia na região cervical. Com base nesses dados, considere as seguintes afirmativas: 1. O agente etiológico é o S. aureus ou o estreptococo beta-hemolítico do grupo A; 2. Para o tratamento, é importante orientar a limpeza com sabonete antisséptico; 3. O agente etiológico é o herpes-vírus tipo I ou ainda o vírus Varicela-Zóster; 4. Para o tratamento, é importante remover crostas e utilizar aciclovir via oral. Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa 1 é verdadeira
B
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
C
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
D
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
E
As afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras
Dentre as citadas, as causas mais comuns de dor abdominal aguda em escolares/adolescentes, pré-escolares e lactentes são representadas respectivamente por:
A doença hemorroidária é uma das afecções anorretais mais comuns no mundo, com tratamento cirúrgico necessário em cerca de 20% dos pacientes sintomáticos. Quanto à doença hemorroidária e seu tratamento, assinale a alternativa ERRADA:
Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta cianose intensa desde o nascimento. Com quatro horas de vida, a oximetria mostra SaO2 de 30% em FiO2 de 100% (no capacete de oxigênio). Exame físico: cianose generalizada; B2 única. Radiografia de tórax: hipofluxo pulmonar. Eletrocardiograma: hipertrofia ventricular esquerda com eixo desviado para a esquerda. A conduta indicada é:
Jovem de 29 anos comparece ao posto de saúde queixando-se de dor de moderada intensidade no olho esquerdo há dois dias. Relata que a visão desse olho está turva. Ao exame, observa-se hiperemia apenas do olho esquerdo, especialmente na região pericorneana e ausência de secreção. A córnea se encontra clara, a resposta pupilar à luz é fraca. Diante desse quadro clínico, qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar