Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Um neonato de 6 dias de idade é levado para a emergência de um hospital por causa de cianose e letargia. O bebê nasceu de parto vaginal espontâneo e foi liberado para casa sem complicações, com dois dias de vida. O bebê foi encontrado em seu berço hoje com coloração azulada. Ao exame, a temperatura é de 36°C, a pressão arterial está 70/30 mmHg, a frequência respiratória é de 40 ipm, e o pulso é 180 ppm. Há também hepatomegalia marcante, pulsos periféricos fracos, e sopro sistólico ++/6+. O problema cardíaco congênito mais provável é:

A
comunicação interatrial (CIA).
B
coarctação da aorta.
C
síndrome do coração esquerdo hipoplásico.
D
persistência do canal arterial (PCA).
E
tetralogia de Fallot.
O principal meio diagnóstico para a síndrome da oclusão arterial aguda de membros inferiores é:
João Inácio 50 anos, tabagista 1 maço dia, morador do Conjunto Ceará na cidade de Fortaleza, operador de britadeira a 5 anos, Relata que aproximadamente a 1 mês vem tendo crises de tonturas, que na maioria das vezes o faz sentar para não cair pois não consegue sequer caminhar ou ficar em pé durante as crises, que acompanham- se de zumbido no ouvido esquerdo e diminuição da audição , refere ainda que quando tem essa tontura ela se acompanha de náuseas e vômitos de pequena monta, relata ainda que em ocasiões sente uma pressão no ouvido esquerdo e zumbido antes das crises. Qual a causa mais provável do quadro acima?
A hérnia diafragmática congênita continua sendo uma das condições mais desafiadoras tratadas pela cirurgia pediátrica. É INCORRETO que
Sobre o Tumor de Wilms, é INCORRETO que,
Compartilhar