Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Um neonato de 6 dias de idade é levado para a emergência de um hospital por causa de cianose e letargia. O bebê nasceu de parto vaginal espontâneo e foi liberado para casa sem complicações, com dois dias de vida. O bebê foi encontrado em seu berço hoje com coloração azulada. Ao exame, a temperatura é de 36°C, a pressão arterial está 70/30 mmHg, a frequência respiratória é de 40 ipm, e o pulso é 180 ppm. Há também hepatomegalia marcante, pulsos periféricos fracos, e sopro sistólico ++/6+. O problema cardíaco congênito mais provável é:

A
comunicação interatrial (CIA).
B
coarctação da aorta.
C
síndrome do coração esquerdo hipoplásico.
D
persistência do canal arterial (PCA).
E
tetralogia de Fallot.
R.S.P, sexo feminino, 38 anos de idade, casada, 3 filhos, trabalha atualmente como atendente/vendedora em uma joalheria no centro da cidade, anteriormente, por 8 anos trabalhou como bancária. Refere ter presenciado mais de 3 assaltos nos últimos quatro anos. No último assalto, há três meses, foi ameaçada de morte com arma de fogo pelos assaltantes. Após o último episódio, refere que recorda os episódios que foi assaltada persistentemente, sonha que está no trabalho sendo assaltada. Atualmente, tem receio de retornar ao trabalho. Queixa ainda: insônia, irritabilidade e falta de atenção. Assinale a hipótese diagnóstica para este caso.
Aneurisma é caracterizado pela dilatação anormal de um vaso sanguíneo causado pelo enfraquecimento de suas paredes e podem ocorrer basicamente em qualquer vaso sanguíneo. Com relação à patogênese dos aneurismas arteriais, assinale a alternativa verdadeira:
São fatores de risco para suicídio: I. Alcoolismo. II. Gênero masculino. III. Desemprego. IV. Dor crônica. Quais estão corretas?
Recém-nascido por parto normal, 41 semanas, líquido meconial fluido, Apgar 2, 5 e 7 no primeiro, quinto e décimo minutos, respectivamente. Com 5 horas de vida apresentou episódios de crises convulsivas clônicas multifocais. Para o tratamento inicial dessa condição, deve-se indicar a seguinte droga:
Compartilhar