Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um neonato masculino de 1600g não apresentou nenhum problema na sala de parto, tem estatura de 48 cm, PC de 33 cm e nenhuma evidência de anormalidade física. A avaliação da idade gestacional pela data da ultima menstruação (DUM) e pelo exame neurológico indica que nasceu com 36 semanas. A mais provável complicação nas próximas 12 horas é de:

A
Hipoglicemia.
B
Septicemia.
C
Hipocalcemia.
D
Episódios apneicos.
E
Crises convulsivas.
Considere as assertivas sobre crianças com autismo, e preencha os parênteses com V (Verdadeiro) e F (Falso). Crianças autistas: ( ) apresentam grandes prejuízos na interação social e na comunicação; ( ) têm, em sua maioria, diagnóstico associado de retardo mental; ( ) iniciam o quadro clínico entre 6 e 12 anos de idade, geralmente; ( ) realizam movimentos repetitivos como flapping das mãos e balanceio do corpo; ( ) apresentam, como um dos critérios diagnósticos, alucinações auditivas por um período de 7 dias. O correto preenchimento dos parênteses, é:
Qual a situação indicaria tratamento cirúrgico de urgência em um paciente adulto jovem previamente hígido com história de cólica renal e diagnóstico de cálculo ureteral?
Analise as assertivas abaixo sobre os pacientes indicados ao tratamento antimicrobiano para bacteriúria assintomática: I. Gestantes. II. Pacientes neutropênicos. III. Pacientes submetidos à cirurgia urológica. Quais estão corretas?
Paciente, 23 anos, após traumatismo abdominal fechado, apresenta dor em andar superior do abdome, náuseas e vômitos. Ao exame radiológico contrastado do tubo digestivo, observa-se imagem de “mola em espiral” na segunda e terceira porções do duodeno. O diagnóstico provável é de:
Compartilhar