Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um neonato masculino de 1600g não apresentou nenhum problema na sala de parto, tem estatura de 48 cm, PC de 33 cm e nenhuma evidência de anormalidade física. A avaliação da idade gestacional pela data da ultima menstruação (DUM) e pelo exame neurológico indica que nasceu com 36 semanas. A mais provável complicação nas próximas 12 horas é de:

A
Hipoglicemia.
B
Septicemia.
C
Hipocalcemia.
D
Episódios apneicos.
E
Crises convulsivas.
Paciente em pós-operatório recente de cirurgia de correção de aneurisma de aorta abdominal chega para atendimento de emergência com profuso sangramento gastrointestinal (hematêmese maciça), evoluindo para óbito rapidamente. A causa mais provável dessa hemorragia é:
Injúrias vasculares retroperitoneias no trauma geralmente são detectadas durante a laparotomia exploradora de urgênia. Em relação a essas lesões, é correto afirmar que aquelas ocorridas na:
Um paciente de 33 anos com dor abdominal intermitente, diarreia, p-ANCA negativo e ASCA positivo, tem como principal diagnóstico:
O teste do reflexo vermelho ou teste do olhinho deve ser realizado em todas as crianças nos primeiros dias de vida. Além da detecção de catarata congênita, esse teste também ajuda no diagnóstico precoce do retinoblastoma. Sobre o retinoblastoma, é correto afirmar que:
Compartilhar