Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um neonato masculino de 4,350g não apresentou qualquer problema na sala de parto-apresentou Apgar de 7 no 1º minuto e de 9 no 5º minuto. Tem estatura de 48 cm, PC de 33 cm e nenhuma evidência de anormalidade física. A avaliação da idade gestacional pela data da última menstruação (DUM) e pelo exame neurológico indica que nasceu com 38 semanas. A mãe refere bolsa rota 24 horas antes do parto. Com 4 horas de nascido, apresentou cianose e tremores, generalizados. A causa mais provável é:

A
Hipoglicemia.
B
Septicemia.
C
Hipocalcemia.
D
Episódio apneico.
E
Crise convulsiva por meningite.
De acordo com o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que mostra que o número de doses que uma criança hígida com 9 meses de idade deve ter recebido das vacinas: Tretavalente, Rotavírus e Tríplice viral.
Beatriz, 12 anos, teve menarca há cerca de 1 ano, com ciclos regulares. Neste ciclo vem apresentando dor pélvica inespecífica. Ao ultrassom, apresenta imagem esférica em topografia anexial direita, bem delimitada e circunscrita, de ecogenicidade heterogênea, com aspecto floculado e áreas hiperrefringentes em seu interior. O mais provável é:
Qual das manifestações abaixo não está relacionada à insuficiência suprarrenal aguda?
Um paciente com 82 anos de idade, masculino, em bom estado geral, vem ao serviço de emergência com quadro de sangramento retal. O exame proctológico mostra massa de 2 cm de diâmetro na parede posterior do reto, 2 cm acima da linha pectínea. A massa é exofítica e móvel sobre os tecidos subjacentes. A biópsia revela adenocarcinoma bem diferenciado. A ultrassonografia mostra tratar-se de lesão tipo T1. Qual é o tratamento recomendado?
Compartilhar