Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve início aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3200g, Capurro Somático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8 mg/dl, com 2,0 mg/dl de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:
A
DHRN (Doença Hemolítica do Recém-Nascido).
B
Icterícia pelo leite materno.
C
Intolerância Hereditária à frutose.
D
Atresia das vias Biliares.
E
Septicemia.
Outras questões
Na UTI pediátrica, estava internado um paciente de 6 anos, com quadro de choque séptico, consequente a uma endocardite bacteriana. Durante a visita geral, o paciente evoluiu para parada cardiorrespiratória, o monitor mostrava fibrilação ventricular. Qual a sequência de atendimento mais indicada?
Criança, 3 semanas de vida, nascida a termo, de parto cesárea sem intercorrências, apresenta vômitos não biliosos há cerca de 5 dias, com aumento progressivo em frequência. Ao exame físico, encontra-se desidratada e irritada. No abdome, o peristaltismo é visível no epigastro e palpa-se uma tumoração arredondada no hemiabdome direito, abaixo do fígado. Foi submetida a exames complementares, que evidenciaram hipopotassemia e hipocloridria. Na radiografia contrastada de abdome, evidenciou-se o “sinal do bico do seio”. Em relação a esse caso, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal hipótese diagnóstica.
Apesar de a avaliação clínica detalhada ser de fundamental importância na propedêutica dos pacientes com insuficiência venosa crônica dos membros inferiores, a localização dos segmentos venosos com refluxo é conseguida preferencialmente com
João Paulo tem 3 anos, está com febre, cefaleia, diarreia, vômitos, intensa dor abdominal, principalmente em FID, sinal de Blumberg positivo; T: 38°C, FC: 124bpm, FR: 40 ipm; realizado Hemograma, que demonstrou leucocitose com bastonetose importante, e parcial de urina com resultado normal. O pediatra fez o diagnóstico inicial de Apendicite aguda. Assinale a alternativa que indica uma outra possibilidade diagnóstica que poderia confundir ou simular esse quadro: