Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3.200g. Capurro Sorriático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8mg/dL,com 2,0mg/dL de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:
A
DHRN (Doença Hemolítica do Recém-Nascido).
B
Icterícia pelo aleitamento materno.
C
Intolerância hereditária a frutose.
D
Atresia das vias biliares.
E
Septicemia.
Outras questões
Um lactente de 16 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que subitamente a criança apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada com duração de três minutos. Ao chegar ao hospital, após dez minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre (38°C). É correto afirmar que:
Entre as causas de insuficiência cardíaca no período neonatal, não é provável
Um paciente de 60 anos é portador de doença ulcerosa péptica gástrica de longa data. Já realizou mais de 15 endoscopias nos últimos 30 anos. Apresentou um episódio de hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica há 02 anos. Há 20 dias realizou uma nova endoscopia que evidenciou uma nova úlcera pré-pilórica. A biópsia foi negativa para neoplasia e para a coloração de giemsa. Sua dosagem sérica de gastrina está normal. Sua esposa deseja que o paciente realize uma cirurgia com menor mortalidade. A melhor escolha do seu médico é:
Qual a principal causa de delirium pós-operatório em pacientes idosos?