Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3.200g. Capurro Sorriático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8mg/dL,com 2,0mg/dL de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:

A
DHRN (Doença Hemolítica do Recém-Nascido).
B
Icterícia pelo aleitamento materno.
C
Intolerância hereditária a frutose.
D
Atresia das vias biliares.
E
Septicemia.
Com relação à anatomia, fisiologia e patologia dos órgãos situados ou que passam pelo pescoço, julgue o item que se segue. A exérese da porção média do osso hioide é indicada no tratamento cirúrgico do cisto do ducto tireoglosso.
No pronto-socorro: jovem de 22 anos do sexo feminino dá entrada com dor ocular e derrame intraocular, após trauma contuso. Qual seria a conduta correta até a chegada do especialista? Assinale a CORRETA:
Jovem com história familiar de nefrolitíase, branco, solteiro, tem cálculo de ácido úrico documentado após episódio de cólica nefrética. Na investigação do perfil metabólico, as alterações mais prováveis de se documentar são:
O aneurisma de aorta está associado a todas as condições abaixo, EXCETO:
Compartilhar