Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3.200g. Capurro Sorriático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8mg/dL,com 2,0mg/dL de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:

A
DHRN (Doença Hemolítica do Recém-Nascido).
B
Icterícia pelo aleitamento materno.
C
Intolerância hereditária a frutose.
D
Atresia das vias biliares.
E
Septicemia.
Criança de 7 anos é trazida ao ambulatório de cirurgia pediátrica com histórico de sinais flogísticos recorrentes em região cervical anterior. O exame físico encontra um nódulo de mais ou menos 1,7 cm de diâmetro em linha média, de consistência fibroelástica, caudal ao osso hióide. A mãe informa que a lesão “mexe pra cima e pra baixo quando a criança engole”. O diagnóstico mais provável é de:
São contraindicações absolutas à realização do transplante de fígado:
A localização mais comum das metástases de adenocarcinoma de próstata é:
Homem, 37a, assintomático, com síndrome de Marfan, foi encaminhado com aneurisma de aorta ascendente. Angiotomografia Computadorizada (TC): aorta ascendente com 4,5 cm em seu maior diâmetro. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar