Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3.200g. Capurro Sorriático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8mg/dL,com 2,0mg/dL de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:
A
DHRN (Doença Hemolítica do Recém-Nascido).
B
Icterícia pelo aleitamento materno.
C
Intolerância hereditária a frutose.
D
Atresia das vias biliares.
E
Septicemia.
Outras questões
Do ponto de vista da psicopatologia fenomenológica, a recusa em se alimentar, que normalmente é acompanhada de perda significativa de peso, que ocorre principalmente em pacientes esquizofrênicos, sob a justificativa de que querem envenená-los, recebe o nome de:
O melhor método clínico para avaliação da idade gestacional de um recém-nascido prematuro, no período pós-natal, é:
Depressão é uma desordem psiquiátrica muito mais frequente do que se imaginava. Estudos recentes mostram que 10% a 25% das pessoas que procuram os clínicos gerais apresentam sintomas dessa enfermidade. No entanto, seu diagnóstico continua sendo equivocado, sub ou superestimado. Considerando o impacto social e econômico da depressão subdiagnosticada, os profissionais de saúde devem estar atentos às histórias de seus pacientes buscando identificar fatores de risco para o desenvolvimento dos quadros depressivos. Dos fatores abaixo listados, aqueles que podem ser considerados de risco para o quadro depressivo são:
Os politraumatizados de acidente automobilístico com uso de cinto de segurança de 2 pontos têm mais risco de lesões de que órgãos?