Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3.200g. Capurro Sorriático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8mg/dL,com 2,0mg/dL de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:

A
DHRN (Doença Hemolítica do Recém-Nascido).
B
Icterícia pelo aleitamento materno.
C
Intolerância hereditária a frutose.
D
Atresia das vias biliares.
E
Septicemia.
Na crise convulsiva febril benigna do lactente, o laudo esperado do exame tomográfico de crânio deve ser:
Uma paciente chega ao Pronto Atendimento levada por familiares com história de uso de grande quantidade de antidepressivos tricíclicos. Qual a afirmação correta sobre a abordagem da intoxicação nesse caso?
Considere as assertivas sobre crianças com autismo, e preencha os parênteses com V (Verdadeiro) e F (Falso). Crianças autistas: ( ) apresentam grandes prejuízos na interação social e na comunicação; ( ) têm, em sua maioria, diagnóstico associado de retardo mental; ( ) iniciam o quadro clínico entre 6 e 12 anos de idade, geralmente; ( ) realizam movimentos repetitivos como flapping das mãos e balanceio do corpo; ( ) apresentam, como um dos critérios diagnósticos, alucinações auditivas por um período de 7 dias. O correto preenchimento dos parênteses, é:
Qual a situação indicaria tratamento cirúrgico de urgência em um paciente adulto jovem previamente hígido com história de cólica renal e diagnóstico de cálculo ureteral?
Compartilhar