Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um Neonatologista é chamado para recepcionar um recém-nascido a termo na sala de parto, e é informado que a gestante apresenta líquido amniótico meconial. Ao desprendimento do pólo cefálico, o obstetra aspira líquido meconial fluído da cavidade oral, da faringe e da narinas. Depois do desprendimento das espáduas, o recém-nascido não apresenta movimentos respiratórios. Após colocá-lo sob calor radiante, a primeira ação deve ser:

A
Iniciar ventilação com balão e máscara, e não aspirar a traquéia.
B
Iniciar ventilação com balão e máscara, e aspirar a traquéia.
C
Intubar e iniciar ventilação com balão e cânula.
D
Administrar oxigênio inalatório.
E
Intubar e aspirar a traquéia.
Na avaliação pré-operatória de um paciente com IRC terminal atendido para realizar transplante renal, há contra-indicação para o transplante quando ocorre:
Durante uma ultra-sonografia abdominal, foi detectado, em uma paciente de 45 anos, assintomática, um pólipo de vesícula biliar de 5 mm, sem cálculo biliar associado. Em relação a esse caso, o procedimento correto é a:
As características da convulsão febril são:
Homem, 66 anos, com cirrose alcoólica. Encontra-se confuso nos últimos 3 dias. O exame do líquido ascístico revelou: leucócitos 200/mm3, com 80% de polimorfonucleares, e na cultura isolou-se Escherichia coli. As alterações observadas no líquido ascítico SUGEREM:
Compartilhar