Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um Neonatologista é chamado para recepcionar um recém-nascido a termo na sala de parto, e é informado que a gestante apresenta líquido amniótico meconial. Ao desprendimento do pólo cefálico, o obstetra aspira líquido meconial fluído da cavidade oral, da faringe e da narinas. Depois do desprendimento das espáduas, o recém-nascido não apresenta movimentos respiratórios. Após colocá-lo sob calor radiante, a primeira ação deve ser:

A
Iniciar ventilação com balão e máscara, e não aspirar a traquéia.
B
Iniciar ventilação com balão e máscara, e aspirar a traquéia.
C
Intubar e iniciar ventilação com balão e cânula.
D
Administrar oxigênio inalatório.
E
Intubar e aspirar a traquéia.
Lactente de 10 meses de idade, sem antecedentes de doença respiratória, é levado ao pronto socorro com história de febre e tosse há 72 horas. Ao exame físico apresenta-se em regular estado geral, febril (38,5°C); FR = 55 rpm; FC:110 bpm. À inspeção do tórax observam-se discretas tiragens intercostais. De acordo com as Normas de Assistência e Controle de Infecções Respiratórias Agudas do Ministério da Saúde, o dado clínico sugestivo de pneumonia neste caso é:
Um recém-nascido (RN) a termo (Idade Gestacional = 37 semanas), nascido de parto cesárea, Apgar 8 (1o min) e 9 (5o min) inicia logo após o nascimento com taquipneia (FR=80 rpm) e gemência. O RX de tórax mostra hiperinsuflação pulmonar, infiltrado peri-hilar simétrico e presença de líquido nas cisuras interlobares (cisurite). O RN recebe oxigenioterapia e apresenta resolução clínica do quadro em três dias. O diagnóstico provável é:
Um pré-escolar de raça branca com anemia (Hb = 7g/dl, VCM = 110 ) apresenta cansaço, palidez acentuada, língua lisa, ardor lingual, sensações parestésicas em membros inferiores e mãos e dificuldade para locomoção. Não apresenta visceromegalias. O quadro clínico é sugestivo de:
Assinale a alternativa que contraindica o uso de anticoncepcionais orais:
Compartilhar