Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Um Neonatologista é chamado para recepcionar um recém-nascido a termo na sala de parto, e é informado que a gestante apresenta líquido amniótico meconial. Ao desprendimento do pólo cefálico, o obstetra aspira líquido meconial fluído da cavidade oral, da faringe e da narinas. Depois do desprendimento das espáduas, o recém-nascido não apresenta movimentos respiratórios. Após colocá-lo sob calor radiante, a primeira ação deve ser:

A
Iniciar ventilação com balão e máscara, e não aspirar a traquéia.
B
Iniciar ventilação com balão e máscara, e aspirar a traquéia.
C
Intubar e iniciar ventilação com balão e cânula.
D
Administrar oxigênio inalatório.
E
Intubar e aspirar a traquéia.
Na questão a seguir encontram-se afirmações sobre o tema proposto. Teste o seu conhecimento escolhendo a alternativa que contenha 3 afirmações verdadeiras. Tema: Principais complicações cirúrgicas - PARTE I: I-Aspiração pulmonar é uma complicação evitável na maioria dos casos, entretanto sua ocorrência, quando associada à pneumonia, se relaciona a altas taxas de mortalidade. II-Atelectasia é uma complicação pulmonar pouco frequente. Sua incidência é maior em portadores de doença pulmonar preexistente, idosos e obesos. III-Infecção urinária é a complicação infecciosa mais frequente no pós-operatório. IV-O tratamento do íleo pós-operatório funcional é de suporte. Jejum, reposição hidroeletrolítica e colocação de sonda nasogástrica são medidas iniciais que respondem com sucesso na maioria dos casos. V- A causa de febre mais comum nas 72 primeiras horas de pós-operatório é atelectasia pulmonar e, entre 5º e 8º dia, infecção do sítio cirúrgico. VI-Seroma é uma coleção de sangue ou coágulo na ferida e é a complicação de ferida operatória mais comum. A alternativa que contém três afirmações corretas é:
Augusto, 34 anos, chega à Unidade Básica de Saúde queixando-se de estar “alterado” há 08 meses. Conta que evita contato com as pessoas, sente-se totalmente desestimulado no trabalho e percebe perda das emoções e do prazer, além de déficit de atenção e dificuldade para responder perguntas. Declara que os colegas do trabalho querem ocupar seu cargo na empresa e, por isso, fazem piadas e comentários, às escondidas, da sua situação, o que o deixa mais isolado. Nítido descuido da aparência pessoal. Assinale o diagnóstico mais provável:
Criança nascida com 28 semanas de idade gestacional e 1.100 g, fruto de parto vaginal com bolsa rota após 22 horas, apresentou dificuldade respiratória precoce. O exame radiológico foi sugestivo de doença da membrana hialina. Fez uso de surfactante exógeno com 2 horas de vida, sem melhora. Qual o diagnóstico mais provável?
Paciente feminina, 25 anos, apresenta diagnóstico de doença de Crohn há cerca de 1 ano, com uso de mesalazina 2 g/dia. Em qual destas situações abaixo o acompanhamento clínico desta paciente pode ser efetivo e seguro?
Compartilhar