Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Nefrologia

Um paciente 75 anos, masculino, hipertenso severo, controlado com medicação, insuficiência renal crônica não dialítica procura o pronto-socorro com dor abdominal, distensão abdominal, vômitos. É realizado rx do abdome agudo que evidencia quadro de obstrução intestinal. O paciente é levado à laparotomia exploradora, onde é encontrada neoplasia obstrutiva em cólon direito. Qual a conduta mais apropriada?

A
Ileostomia
B
Cecostomia
C
Colectomia mais ileostomia de proteção
D
Colectomia direita, seguida de anastomose primária
E
Descompressão tumoral por LASER
Paciente de 45 anos, masculino, branco, apresenta lesão plana, pigmentada, assimétrica, bordas irregulares, medindo 1,2 x 0,8 mm, localizada no dorso. Em relação a esse caso, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Indivíduos mais suscetíveis para desenvolver melanoma são aqueles com pele clara, cabelos ruivos ou loiros, olhos azuis e que queimam facilmente. ( ) No melanoma de disseminação superficial, lentigo maligno melanoma e melanoma lentiginoso acral, a lesão tem um período de crescimento superficial, durante o qual aumenta de tamanho, mas não penetra na profundidade. () O dorso é o local mais comum do melanoma na mulher. No homem, a perna é um local frequente. ( ) O tempo de recorrência do melanoma é diretamente proporcional à espessura do tumor (Breslow). ( ) As seguintes margens cirúrgicas são recomendadas no tratamento do melanoma primário: in situ: 0,5 cm; invasivo até 1 mm de espessura: 1,0 cm; espessura de 1 a 4 mm: 2,0 cm; e acima de 4 mm: 2,5 a 3,0 cm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em relação à dermatite atópica, assinale a alternativa correta.
Qual dos eventos abaixo pode resultar em redução no CO2 expirado final durante uma anestesia geral?
Paciente com 55 anos que se queixa de dor no ombro direito (dominante) iniciada há 2 meses de modo insidioso, que piora com movimentos de elevação do ombro e rotação interna, com diagnóstico clínico de síndrome do impacto e que melhorou com o teste da xilocaína deve ser tratado com:
Compartilhar