Um paciente 75 anos, masculino, hipertenso severo, controlado com medicação, insuficiência renal crônica não dialítica procura o pronto-socorro com dor abdominal, distensão abdominal, vômitos. É realizado rx do abdome agudo que evidencia quadro de obstrução intestinal. O paciente é levado à laparotomia exploradora, onde é encontrada neoplasia obstrutiva em cólon direito. Qual a conduta mais apropriada?
A
Ileostomia
B
Cecostomia
C
Colectomia mais ileostomia de proteção
D
Colectomia direita, seguida de anastomose primária
E
Descompressão tumoral por LASER
Outras questões
Considere as seguintes afirmações: I. A pesquisa de fator reumatoide é, geralmente, negativa. II. A erupção é do tipo vesicular e pruriginoso. III. A duração mínima da doença é de seis semanas. IV. Anemia e leucocitose são alterações comuns do hemograma. São CORRETAS, no que se refere à forma sistêmica da Artrite Reumatoide juvenil, somente:
Paciente 28 anos, masculino, esteve em tratamento para tuberculose pulmonar com esquema RIP por quatro meses há três anos atrás. Há um mês iniciou quadro de sudorese noturna, acompanhada de emagrecimento e tosse, sendo diagnosticado TB. Qual o tratamento preconizado?
Você é chamado para atender um RN masculino, de termo, pequeno para idade gestacional, filho de mãe primigesta, tabagista, com pré natal sem intercorrências, APGAR 7/8, e que, com 4 horas de vida, em alojamento conjunto evolui com quadro de letargia, choro fraco e, 20 min após, uma crise convulsiva. O diagnóstico mais provável é:
Os efeitos adversos possíveis da rifampicina, isoniazida e pirazinamida, respectivamente, são: