Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Hematologia

Um paciente afrodescendente, 64 anos, queixa-se de dores ósseas, fadiga, astenia, soluços e emagrecimento. Ele traz, à consulta, resultados de exames complementares previamente feitos, que revelam: (a) anemia normocrômica e normocítica; (b) hipercalcemia acentuada (14,2 mEq/l); (c) hiperglobulinemia; (d) retenção de ureia e creatinina séricas; e (e) lesões líticas, sem halo de esclerose, na calota craniana, coluna vertebral, costelas e ilíacos. Acerca do caso mencionado, são feitas as seguintes assertivas, uma das quais é FALSA. Qual?

A
A imunoeletroforese de proteínas séricas mais comumente revela a presença de hiperglobulinemia monoclonal.
B
A expansão de plasmócitos encontrada na corrente sanguínea mais comumente secreta cadeias de IgM.
C
A dosagem sérica de ß2-microglobulina permite uma boa estimativa da carga tumoral da doença.
D
O aspirado de medula óssea representa excelente ferramenta diagnóstica, sendo a presença de mais de 10% de plasmócitos locais um importante parâmetro definidor.
E
Há pacientes que não possuem elevados níveis séricos de imunoglobulinas, tendo, porém detecção de cadeias leves de imunoglobulina na urina.
Paciente comparece ao ambulatório com queixa de constipação crônica. Ao exame físico apresenta com ampola retal sem fissuras, tônus esfincteriano preservado. O tratamento de primeira linha para essa situação é:
Qual das manifestações clínicas abaixo relacionadas é um sinal de alarme e aponta para a indicação precoce de endoscopia num paciente com esofagite de refluxo?
Quais dos exames abaixo são mais indicados para avaliar função hepática?
Nos pacientes com câncer de tireoide tratados com tireoidectomia “quase total”, qual o principal indicador de recidiva do tumor?
Compartilhar