Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Hematologia

Um paciente afrodescendente, 64 anos, queixa-se de dores ósseas, fadiga, astenia, soluços e emagrecimento. Ele traz, à consulta, resultados de exames complementares previamente feitos, que revelam: (a) anemia normocrômica e normocítica; (b) hipercalcemia acentuada (14,2 mEq/l); (c) hiperglobulinemia; (d) retenção de ureia e creatinina séricas; e (e) lesões líticas, sem halo de esclerose, na calota craniana, coluna vertebral, costelas e ilíacos. Acerca do caso mencionado, são feitas as seguintes assertivas, uma das quais é FALSA. Qual?

A
A imunoeletroforese de proteínas séricas mais comumente revela a presença de hiperglobulinemia monoclonal.
B
A expansão de plasmócitos encontrada na corrente sanguínea mais comumente secreta cadeias de IgM.
C
A dosagem sérica de ß2-microglobulina permite uma boa estimativa da carga tumoral da doença.
D
O aspirado de medula óssea representa excelente ferramenta diagnóstica, sendo a presença de mais de 10% de plasmócitos locais um importante parâmetro definidor.
E
Há pacientes que não possuem elevados níveis séricos de imunoglobulinas, tendo, porém detecção de cadeias leves de imunoglobulina na urina.
Com base em estudos epidemiológicos, um programa de saúde coletiva com enfoque preventivo deve prever a execução de colpocitologia oncótica para rastreamento do câncer de colo uterino, pelo menos a cada:
São medidas para o tratamento da hipercalemia, EXCETO:
O esfíncter esofágico inferior (EEI) é mais precisamente referido como o mecanismo EEI ou a zona de alta pressão esofágica distal (ZAP). São fatores que diminuem o tônus da ZAP:
O reparo de feridas é o esforço dos tecidos para restaurar a função e a estrutura normais após o trauma. A esse respeito, a sequência correta nas fases da cicatrização é:
Compartilhar