Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Um paciente apresenta um quadro de queda do estado geral e desconforto abdominal em andar superior. Refere febre diária e o exame físico permite a palpação de um hepatomegalia com defesa voluntária. A ultrassonografia abdominal revela uma lesão intra-hepática de lobo D com 5 cm de diâmetro com nível hidroaéreo. O hemograma mostra 23 mil leucócitos com granulações grosseiras de neutrófilos. A principal origem desta complicação piogênica é:

A
Sistema porta.
B
Arterial.
C
Contiguidade.
D
Colangiolítica.
Homem, 81 anos, está internado no 3o pós-operatório de cirurgia de prótese total do quadril esquerdo. Apresenta então labilidade emocional, choro fácil e inversão do ciclo sono-vigília. Durante a noite, fica extremamente agitado e grita com o acompanhante dizendo que precisa fugir daquele cativeiro antes que os bandidos voltem. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o tratamento e a hipótese diagnóstica.
Homem, 25 anos de idade, pesando 80 kg, sofreu queimadura ao acender a churrasqueira com álcool. Houve queimadura na metade inferior do tronco anterior, todo o membro superior direito, face anterior do membro superior esquerdo, todo o membro inferior direito e a face anterior do membro inferior esquerdo. Jogaram-no na piscina e logo a seguir levaram-no para o hospital, onde chegou 30 minutos após o acidente, queixando-se de muita dor. Todas as áreas queimadas estavam com bolhas, algumas íntegras e a maioria rotas. Assinale a alternativa CORRETA relativa ao atendimento inicial.
Qual das medidas abaixo não é mandatória no acompanhamento dos pacientes com hipertensão intracraniana?
Paciente, 24 anos de idade, G2P1A0, com gestação de 12 semanas, vem ao pré-natal referindo cansaço e tontura. Queixa-se, ainda, de náuseas e vômitos eventuais. Trouxe exames com Ht: 30%, Hb: 10, 2 g%, VCM e HCM diminuídos e RDW de 15,8%. Com a reposição adequada, espera-se que os níveis de hemoglobina aumentem semanalmente de:
Compartilhar