Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Um paciente apresenta um quadro de queda do estado geral e desconforto abdominal em andar superior. Refere febre diária e o exame físico permite a palpação de um hepatomegalia com defesa voluntária. A ultrassonografia abdominal revela uma lesão intra-hepática de lobo D com 5 cm de diâmetro com nível hidroaéreo. O hemograma mostra 23 mil leucócitos com granulações grosseiras de neutrófilos. A principal origem desta complicação piogênica é:

A
Sistema porta.
B
Arterial.
C
Contiguidade.
D
Colangiolítica.
Qual das situações clínicas maternas implica em um maior risco para o desenvolvimento da Síndrome do Desconforto Respiratório no neonato?
Paciente de 54 anos apresenta-se com aumento de volume abdominal, com seis meses de evolução, associado à fadiga. Há uma semana tem dor abdominal difusa. Ao exame, apresenta-se hipocorado, pipartote e macicez móvel positivos, com abdome tenso. Realizou paracentese de alívio, a qual evidenciou líquido amarelo citrino, com 540 leucócitos/mm³, 52% de polimorfonucleares, albumina de 1 g/dl, LDH de 113 U/l. Exames séricos apresentaram: albumina: 2,6 g/dl, LDH de 120 U/l. Assinale a alternativa que contém diagnóstico e conduta adequados para o caso mencionado. (RUNYON, B. A., Hepatology, 2009. v. 49, n. 6, p. 2.087-2.107)
Em relação aos cuidados perioperatórios, é correto afirmar que: (ARQUIVO BRASIELIRO DE CARDIOLOGIA. Diretriz de Avaliação Perioperatória, 2007; 88(5): e139-e178)
Das alternativas abaixo, assinale qual o melhor tratamento para um paciente que apresenta hemorroidas grau II. (CORMAN, Marvin L. Colon and Rectal Surgery, p. 42 a 71)
Compartilhar