Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Um paciente chega ao PS com queixa de palpitação e tonturas. Seu exame físico evidencia paciente pálido, discretamente torporoso, com PA = 70 X 40 mmHg e congestão pulmonar. No monitor, evidenciou-se taquicardia de QRS alargado com uma morfologia. A conduta de escolha para esse caso é:

A
cardioversão elétrica imediata.
B
tentar manobra vagal, adenosina e verapamil. Se não houver resposta, deve-se proceder à cardioversão elétrica.
C
tentar amiodarona 150 mg. Se não houver resposta, deve-se proceder à cardioversão elétrica.
D
desfibrilação imediata.
E
massagem cardíaca por 2 minutos seguida de cardioversão elétrica.
Mulher, 55 anos, apresenta formigamento em ambas as mãos, não associado a esforço ou atividade manual intensa. Sem doença pregressa. Ao exame físico, apresenta teste de Phalen positivo e, ao teste discriminativo digital, refere diminuição da sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio. ENMG recente aponta lentificação da velocidade sensitiva e motora do estímulo no punho. A síndrome mais provável dessa paciente é a do:
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
Assinale a alternativa incorreta.
Lactente de um ano de idade, nascido a termo e com peso adequado, é atendido em uma consulta de puericultura. Os pais trazem a criança regularmente e ela está com o esquema de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde rigorosamente em dia. Quais vacinas você orientaria para a criança receber nesta visita, seguindo o calendário do Ministério da Saúde?
Compartilhar