Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Neurologia

Um paciente, com 52 anos de idade, com história de hipertensão arterial há cinco anos e cefaleia há seis horas, refere que seu pai, hipertenso, faleceu devido a um AVCI aos 60 anos. Sua irmã de 55 anos também apresenta hipertensão arterial. Vem fazendo uso de enalapril (20 mg 2 x/dia), restrição de sal e caminhadas diárias. Tem 1,78 m de altura e 80 Kg de peso. Ao exame físico, apresenta-se hígido e com PA = 152/100 mmHg (sentado). Seus exames bioquímicos e ECG são normais. A conduta mais apropriada é:

A
substituir o enalapril por 100 mg de losartana ao dia
B
solicitar ultrassonografia Doppler das artérias renais
C
adicionar 25 mg de hidroclorotiazida ao dia
D
administrar 20 mg de nifedipina sublingual
E
solicitar metanefrinas em urina de 24 horas
A síndrome hipertensiva está entre as causas mais frequentes de óbito materno. É uma das atribuições da Estratégia de Saúde da Família reduzir a morbimortalidade materno-infantil. Com relação às síndromes hipertensivas na gestação, assinale a alternativa INCORRETA:
Em relação à abordagem clínica do tabagismo, uma intervenção breve, como simplesmente alertar o fumante, produz taxas de cessação por ano de:
Dona Maria de Fátima, 33 anos, solteira, diarista, sabidamente asmática, procurou o acolhimento da Unidade de Saúde da Família sem alterações no estado geral e no estado mental, com dispneia moderada, taquipneica, presença de sibilos difusos, com frequência cardíaca igual a 120 bpm, não conseguindo falar frases completas. Qual a classificação da crise de asma de Dona Maria de Fátima?
Mulher obesa, internada para cirurgia bariátrica, apresenta, no segundo dia de pós-operatório, na UTI, queda da saturação da hemoglobina. Está sedada e em uso de ventilação mecânica. A chapa de Raios-X de tórax tirada no leito mostra condensação homogênea triangular à esquerda, com desvio da traqueia para o lado da lesão, retração costal e apagamento da silhueta cardíaca. Esse achado é indicativo de:
Compartilhar