Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Neurologia

Um paciente, com 52 anos de idade, com história de hipertensão arterial há cinco anos e cefaleia há seis horas, refere que seu pai, hipertenso, faleceu devido a um AVCI aos 60 anos. Sua irmã de 55 anos também apresenta hipertensão arterial. Vem fazendo uso de enalapril (20 mg 2 x/dia), restrição de sal e caminhadas diárias. Tem 1,78 m de altura e 80 Kg de peso. Ao exame físico, apresenta-se hígido e com PA = 152/100 mmHg (sentado). Seus exames bioquímicos e ECG são normais. A conduta mais apropriada é:

A
substituir o enalapril por 100 mg de losartana ao dia
B
solicitar ultrassonografia Doppler das artérias renais
C
adicionar 25 mg de hidroclorotiazida ao dia
D
administrar 20 mg de nifedipina sublingual
E
solicitar metanefrinas em urina de 24 horas
Em relação à queimaduras, considerar as assertivas abaixo: I - Deve ser internado o paciente com queimadura de 2º grau que envolva mais de 20% da superfície corporal. II - Em grandes queimados, o débito urinário deve ser mantido em, pelo menos, 0,5 ml/kg/h, e a frequência cardíaca, em até 120 bpm. III - Uma das fórmulas mais utilizadas na reposição volêmica (fórmula de Parkland) sugere o uso de solução de ringer lactato a 4 ml/kg/h percentual de superfície queimada. É (são) correta (s) a (s) assertiva (s):
Sobre hérnia inguinal, assinalar a alternativa CORRETA:
Para diferenciação entre lesões benignas e malignas da tireoide, qual o melhor método diagnóstico considerando que o nódulo da tireoide apresente 10 mm de diâmetro?
Lesão eritemato-vesico-crostosa, de aspecto circinado, pruriginosa traduz:
Compartilhar