Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Neurologia

Um paciente, com 52 anos de idade, com história de hipertensão arterial há cinco anos e cefaleia há seis horas, refere que seu pai, hipertenso, faleceu devido a um AVCI aos 60 anos. Sua irmã de 55 anos também apresenta hipertensão arterial. Vem fazendo uso de enalapril (20 mg 2 x/dia), restrição de sal e caminhadas diárias. Tem 1,78 m de altura e 80 Kg de peso. Ao exame físico, apresenta-se hígido e com PA = 152/100 mmHg (sentado). Seus exames bioquímicos e ECG são normais. A conduta mais apropriada é:

A
substituir o enalapril por 100 mg de losartana ao dia
B
solicitar ultrassonografia Doppler das artérias renais
C
adicionar 25 mg de hidroclorotiazida ao dia
D
administrar 20 mg de nifedipina sublingual
E
solicitar metanefrinas em urina de 24 horas
Um adolescente de 13 anos é trazido à unidade básica de saúde com história de inchaço no lado esquerdo da face há 3 dias. A mãe refere ainda febre de até 38,8 °C nos últimos 2 dias, inapetência, cefaleia e "dores no corpo". Ao exame físico, observa-se abaulamento da face à esquerda, anterior à orelha, com limites por vezes imprecisos. O paciente tem dificuldade em abrir a boca. O exame da orofaringe é normal. Assinale, entre as manifestações abaixo, aquela que mais frequentemente se associa à doença deste paciente.
Um usuário de 40 anos, em situação de rua, com antecedente de uso intermitente de albergue no último ano, chega a um serviço de atenção básica relatando tosse com expectoração há quatro semanas. Não apresenta outras queixas. Ações que deveriam ser realizadas pelo serviço de saúde que atende a esse usuário segundo o Programa de Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde do Brasil:
Em relação a um paciente que durante a transfusão de hemoconcentrado se queixou de prurido e surgiram algumas placas urticariformes em seu tronco, assinale a opção correta.
Melhor opção terapêutica na hemorragia digestiva alta por varizes de esôfago:
Compartilhar