Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente com 82 anos de idade, masculino, em bom estado geral, vem ao serviço de emergência com quadro de sangramento retal. O exame proctológico mostra massa de 2 cm de diâmetro na parede posterior do reto, 2 cm acima da linha pectínea. A massa é exofítica e móvel sobre os tecidos subjacentes. A biópsia revela adenocarcinoma bem diferenciado. A ultrassonografia mostra tratar-se de lesão tipo T1. Qual é o tratamento recomendado?

A
Ressecção abdomino-perineal do reto.
B
Ressecção local da lesão, transanal.
C
Ressecção anterior com anastomose colo-anal.
D
Rádio e quimioterapia neo-adjuvantes.
E
Radioterapia seguida de ressecção transanal.
Um paciente do sexo masculino, de 5 anos, chega claudicando no pronto-socorro com uma história de dor em quadril esquerdo que se irradia para o joelho esquerdo há 2 dias. Mãe relata quadro de faringite viral duas semanas antes que se resolveu sem medicação. Ao exame físico, apresenta-se com o quadril esquerdo abduzido e flexionado, com dor à movimentação passiva. A velocidade de hemossedimentação é de 28 mm/h. O diagnóstico mais provável é:
Quando um paciente vítima de colisão de veículo apresenta o membro inferior encurtado, quadril em flexão, adução e rotação interna, devemos suspeitar de:
Após consulta, Dr. Eduardo prescreveu o antidepressivo Fluoxetina ao paciente M.A.C., sexo masculino, 40 anos de idade. Segundo normas da Vigilância Sanitária, essa prescrição deve ser efetivada por meio de:
Em relação aos medicamentos psicoativos, é correto afirmar:
Compartilhar