Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente com 82 anos de idade, masculino, em bom estado geral, vem ao serviço de emergência com quadro de sangramento retal. O exame proctológico mostra massa de 2 cm de diâmetro na parede posterior do reto, 2 cm acima da linha pectínea. A massa é exofítica e móvel sobre os tecidos subjacentes. A biópsia revela adenocarcinoma bem diferenciado. A ultrassonografia mostra tratar-se de lesão tipo T1. Qual é o tratamento recomendado?

A
Ressecção abdomino-perineal do reto.
B
Ressecção local da lesão, transanal.
C
Ressecção anterior com anastomose colo-anal.
D
Rádio e quimioterapia neo-adjuvantes.
E
Radioterapia seguida de ressecção transanal.
A categoria C5 da classificação CEAP sobre insuficiência venosa crônica significa:
A investigação por imagem do trato urinário em uma menina de 10 meses que apresentou infecção urinária deve ser feita inicialmente, por meio de:
Amanda, 37 anos, iniciou com cefaleia hemicraniana direita de forte intensidade associada a sinais disautonômicos. Dura cerca de 1 hora e pode recorrer durante o dia. Boa resposta à Indometacina. A principal hipótese diagnóstica é:
Em relação à avaliação Global da Pessoa Idosa - que direciona a atenção para os idosos com problemas complexos e forma mais ampla, dando ênfase ao seu estado funcional e à sua qualidade de vida, considere as afirmações abaixo: I- As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvo de sérias complicações relacionadas à gripe (pneumonia primária viral pelo vírus da influenza, pneumonia bacteriana secundária, pneumonia mista, exacerbação de doença pulmonar ou cardíaca e óbito). Com isso, recomenda- se uma dose anual da vacina contra influenza no outono. II- A perda de memória recente e a habilidade de cálculo são indicadores sensíveis de redução das funções cognitivas. III- No Brasil, a prevalência de depressão entre as pessoas idosas ocorre em mais de 50% dependendo fundamentalmente do instrumento utilizado, dos pontos de corte e da gravidade dos sintomas. É um dos transtornos psiquiátricos mais comuns entre as pessoas idosas e sua presença necessita ser avaliada. Quais estão corretas?
Compartilhar