Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Um paciente com asma que apresente sintomas diurnos diariamente, sintomas noturnos >1 noite/semana e variabilidade do pico de fluxo expiratório >30% é classificado como tendo asma: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição

A
Leve intermitente
B
Leve persistente
C
Grave persistente
D
Moderada intermitente
E
Moderada persistente
Paciente de 42 anos, sexo feminino, assintomática, sem comorbidades ou antecedentes familiares de neoplasias. Vem à consulta de rotina e informa que certa vez foi diagnosticado por outro médico um tumor benigno no fígado através de ultrassonografia e tomografia computadorizada, exames estes que ela perdeu. Ela está ansiosa porque uma amiga sua recentemente morreu por câncer hepático. Você solicita novos exames, mas pode afirmar que:
Na abordagem ao paciente com queixas neurológicas, como parestesias, dor e fraqueza, utilizamos diversas manobras durante o exame físico para auxiliar na nossa investigação. Considere, a esse respeito, as apresentadas no quadro a seguir: Manobras semiológicas: 1. Phalen; 2. Laségue; 3. Mingazzini/Enfermidades: a. Lombociatalgia; b. Síndrome do túnel do carpo; c. Miopatia inflamatória. Assinale a alternativa em que se correlaciona corretamente as manobras semiológicas com as enfermidades a elas relacionadas.
Lactente de 20 meses apresenta quadro de dor intensa à mobilização do cotovelo direito. O pai informa que a dor surgiu subitamente, após a criança ser erguida pelo antebraço. Essa condição clínica é decorrente de:
A prostatectomia é o procedimento indicado para o câncer da próstata ou hiperplasias benignas que não respondem ao tratamento clínico de forma satisfatória. Em relação a essa cirurgia, é possível afirmar que:
Compartilhar