Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Um paciente com hepatopatia grave dá entrada no Pronto-Socorro com abdome agudo inflamatório e vai ser submetido a cirurgia de urgência.Tem TAP e TTPa alterados e plaquetopenia de 10.000/mm³. Qual ou quais os componentes sanguíneos você usaria como preparo para a cirurgia?

A
Plasma fresco e crioprecipitado.
B
Crioprecipitado e plaquetas.
C
Plasma fresco, plaquetas e crioprecipitado.
D
Plasma fresco e plaquetas.
Paciente de 18 meses de idade, com epilepsia generalizada, em tratamento com ácido valproico, é atendido no pronto atendimento com náuseas, vômitos e sonolência. Evolui para coma em algumas horas. No exame neurológico não há sinal de localização. A tomografia computadorizada de crânio e a análise do líquido cefalorraquidiano foram normais. Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso:
Uma criança pré-escolar de quatro anos saiu correndo de forma inadvertida para atravessar uma rua sozinha. Sua mãe gritou alto e parou-a rapidamente pelo braço. A criança começou a chorar e desde então, permanece com o braço imóvel ao lado do corpo, com o cotovelo dobrado. O diagnóstico mais provável é:
Durante a prática de futebol, sem que houvesse ocorrido qualquer contato direto, adulto jovem hígido sentiu uma dor aguda "tipo pedrada" na região do tornozelo, com incapacidade de elevação em ponta de pé monopodial. O diagnóstico mais provável é:
Sobre convulsão febril (CF) são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo: ( ) A história familiar constitui fator de risco tanto para as recorrências das CF quanto para o desenvolvimento de epilepsia. ( )Para a maioria dos pacientes o tratamento profilático é dispensável. ( ) Não há consenso sobre a associação entre alterações eletroencefalográficas e risco de epilepsia. ( ) As CF podem preceder síndromes epilépticas. ( ) A idade da 1ª crise se relaciona a risco de epilepsia. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar