Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Neurologia

Um paciente dá entrada em serviço de emergência onde você está de plantão com história de cefaleia iniciada há aproximadamente 20 dias; refere-se ainda a dificuldade de concentração e sonolência, nega febre. Relata ser portador de doença neuromuscular diagnosticada como Esclerose Lateral Amiotrófica. Você indica imediatamente uma gasometria arterial que mostra o seguinte resultado: pH = 7,35 PaO2 = 80 mmHg PaCO2 = 67 mmHg HCO3 = 34 BE = + 6 SaO2 = 97% Qual o tipo de insuficiência respiratória o paciente apresenta?

A
Tipo I crônica
B
Tipo II crônica agudizada
C
Tipo II crônica
D
Tipo I crônica agudizada
No tratamento do linfedema está indicado drenagem linfática:
Motociclista de 18 anos acidenta-se com uma corda que o atinge na linha média do pescoço. Chega ao pronto-socorro dispneico e com a voz rouca. Exame físico: edema e enfisema subcutâneo em região cervical, edema de laringe, equimose submucosa e estreitamento da luz. A conduta é:
T.S.J., 38 anos, trabalhando há 9 anos em indústria metalúrgica como supervisor de controle de qualidade, apresenta em consulta com otorrinolaringologista queixa de zumbido e dificuldade auditiva há 20 anos em orelha esquerda, com agravamento dos sintomas há 8 meses. Considerando o audiograma abaixo, assinale a alternativa CORRETA: (VER IMAGEM)
Sobre a litíase renal/ureteral, considere as assertivas abaixo, utilizando V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os episódios agudos relacionados à urolitíase geralmente refletem obstrução, infecção ou ambos.; ( ) Quando o ureter é obstruído por um cálculo, a pressão no sistema coletor proximal sobe e, com distensão progressiva, o paciente experimenta dor significativa e sintomas viscerais, incluindo náuseas, vômitos e íleo paralítico.; ( ) Se o doente estiver livre de sinais de infecção (com base no exame de urina e ausência de calafrios, febre e leucocitose), pode ser tratado ambulatorialmente, desde que possa hidratar oralmente, a dor é adequadamente controlada por analgésicos orais. A sequência CORRETA é:
Compartilhar