Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente dá entrada no pronto-socorro referindo que, após esforço físico, começa a apresentar dor torácica intensa. Está dispneico, com estase jugular, PA inaudível, pulsos filiformes e MV abolido no hemitórax esquerdo. Qual procedimento a ser adotado e o que deve ter ocorrido?

A
ECG, infarto agudo do miocárdio
B
RX de tórax, obstrução aguda das vias aéreas superiores
C
Drenagem torácica, pneumotórax hipertensivo
D
ECG, fibrilação ventricular
E
RX de tórax, hemotórax
Paciente de 56 anos, diabético, apresenta dor lombar de forte intensidade à direita, em cólica, há três dias, associada à disúria e polaciúria. Há um dia refere astenia e calafrios. Em tomografia identificou-se cálculo de 0,4 cm em ureter médio/distal direito, determinando moderada dilatação ureteropielocalicial a montante. No atendimento inicial PA = 90/60 mmHg, FC = 100 bpm e a temperatura axilar = 38,1°C. Qual a melhor opção terapêutica?
As metástases de rabdomiossarcomas ocorrem mais comumente para:
Um recém-nascido a termo foi diagnosticado com artéria umbilical única. Com vinte e quatro horas de vida, não foi observado o reflexo vermelho dos seus olhos, mas foi constatada a saturação de oxigênio no membro superior direito de 85%. Com quarenta e oito horas de vida, o médico assistente observou icterícia até o nível dos joelhos e maculopápulas de limites imprecisos distribuídos de forma centrípeta. Ainda nesta fase, notou-se, que a criança não havia eliminado mecônio, nem apresentava vômitos. O médico reviu o exame físico, observando que o ânus era tópico e pérvio ao toque retal. Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir. A saturação de oxigênio em 85% no membro superior direito do paciente indica a presença de shunt pulmonar-aórtico e a possibilidade de cardiopatia congênita crítica.
Em pacientes com síndrome de Down, a radiografia de articulação atlantoaxial deve ser realizada em posição de:
Compartilhar