Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente dá entrada no pronto-socorro referindo que, após esforço físico, começa a apresentar dor torácica intensa. Está dispneico, com estase jugular, PA inaudível, pulsos filiformes e MV abolido no hemitórax esquerdo. Qual procedimento a ser adotado e o que deve ter ocorrido?

A
ECG, infarto agudo do miocárdio
B
RX de tórax, obstrução aguda das vias aéreas superiores
C
Drenagem torácica, pneumotórax hipertensivo
D
ECG, fibrilação ventricular
E
RX de tórax, hemotórax
Um homem, 35 anos de idade, queixa-se de incômodo na região inguinal direita, que se acentua aos esforços físicos. Não tem antecedentes mórbidos significativos. Ao exame clínico, você constata a presença de um abaulamento em região inguinal direita, que se acentua à manobra de Valsalva. Seu diagnóstico clínico é de uma pequena hérnia inguinal. A partir deste momento, você:
Escolar de 10 anos de idade, com história de tosse arrastada há mais de 3 semanas, acompanhada de cefaleia e mal-estar, além de rouquidão. Mãe não sabe afirmar se houve febre. Ao exame físico foi notado sibilância. O irmão de 14 anos apresentou quadro semelhante há 4 semanas atrás, fez uso de amoxicilina, porém sem resposta. Em relação ao quadro acima, qual seria a principal hipótese diagnóstica?
Com relação aos divertículos de Meckel, assinale a opção correta.
Pacientes submetidos à anestesia subaracnoidea podem apresentar hipotensão. A gênese da hipotensão nestes casos se deve principalmente, à:
Compartilhar