Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente dá entrada no pronto-socorro referindo que, após esforço físico, começa a apresentar dor torácica intensa. Está dispneico, com estase jugular, PA inaudível, pulsos filiformes e MV abolido no hemitórax esquerdo. Qual procedimento a ser adotado e o que deve ter ocorrido?

A
ECG, infarto agudo do miocárdio
B
RX de tórax, obstrução aguda das vias aéreas superiores
C
Drenagem torácica, pneumotórax hipertensivo
D
ECG, fibrilação ventricular
E
RX de tórax, hemotórax
Em paciente de 40 anos com quadro de obstrução intestinal de íleo terminal, acentuada distensão abdominal e dispneia por restrição respiratória, qual o distúrbio ácidobase encontrado com maior frequência?
Homem com 22 anos procura atendimento por sentir dor no joelho direito. Refere que o quadro iniciou há 2 semanas, após uma partida de futebol, e informa uma sensação de instabilidade do membro inferior direito. A dor não se intensifica com a manobra da gaveta anterior. Qual a causa mais provável?
RN a termo, com peso 2500g é trazido ao médico com 20 dias de vida por choro à manipulação desde o 4º dia de vida. Sua mãe não fez o pré-natal. Ao exame físico, estava em regular estado geral, com palidez cutâneo-mucosa, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e baço palpável a 2,5cm do rebordo costal esquerdo. Rx de ossos longos revela lesões periostais no úmero bilateralmente. O diagnóstico mais provável é:
Paciente com história de queimadura por água fervendo na região do tórax espera-se acontecer:
Compartilhar