Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente dá entrada no pronto-socorro referindo que, após esforço físico, começa a apresentar dor torácica intensa. Está dispneico, com estase jugular, PA inaudível, pulsos filiformes e MV abolido no hemitórax esquerdo. Qual procedimento a ser adotado e o que deve ter ocorrido?

A
ECG, infarto agudo do miocárdio
B
RX de tórax, obstrução aguda das vias aéreas superiores
C
Drenagem torácica, pneumotórax hipertensivo
D
ECG, fibrilação ventricular
E
RX de tórax, hemotórax
Considerando-se a pancreatite aguda, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta: I - a tripsina sérica é mais específica no diagnóstico da doença do que a lípase, que por sua vez é mais específica que a amilase sérica. II - a colangiografia endoscópica retrógrada está indicada na maioria dos casos de pancreatite aguda. III - a principal complicação que leva ao óbito nesta doença é a formação de pseudocisto. IV - em pacientes chocados, com pressão intra-abdominal aferida em 12 mmHg, a abertura da cavidade abdominal com peritoniostomia é uma alternativa a ser considerada.
Com relação ao Teste de Tolerância Oral à Glicose devemos considerar que:
Os indivíduos com síndrome coronariana aguda (SCA) representam um espectro de pacientes, desde aqueles com angina instável até aqueles com infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST. Com base nisso responda a alternativa incorreta.
Paciente de 30 anos, multípara, com cisto ovariano uniloculado, com diâmetro de 50 mm, cujo laudo ultrassonográfico indica um cisto funcional, deverá ser:
Compartilhar