Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Hematologia

Dermatologia

Um paciente de 12 anos foi submetido a transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas, para tratamento de anemia aplástica severa, tendo recebido fluconazol e ganciclovir profilaticamente antes do transplante. No D14, ainda neutropênico, apresentou quadro de tosse, febre e dor torácica. Uma tomografia de tórax mostrou opacidades nodulares em pulmão direito, sem área de atenuação em vidro fosco ao redor. Medicado com antibióticos de amplo espectro, não defervesceu, e no D17 surgiram lesões cutâneas em braço e dorso, de aspecto nodular e ulceronecrótico. As hemoculturas coletadas nas últimas 72 horas revelavam o crescimento de um microrganismo ainda em identificação. Baseado no relato acima, que agente oportunista será identificado?

A
Candida albicans.
B
Aspergillus sp.
C
Pneumocystis jiroveci.
D
Fusarium sp.
E
Citomegalovírus.
Sexo masculino, 12 meses, pardo. História de dor abdominal há doze horas. Lactente previamente hígido, refere episódios de dor abdominal intensa, em crises. Mãe relata que ''ele fica encolhido'' durante os episódios de dor, com sudorese e choro intenso. Apresentou várias crises nas últimas doze horas. Há três horas começou a apresentar vômito. Refere que não evacua há um dia. Ao exame físico: regular estado geral, descorado +/4+, desidratado e afebril. Abdome distendido, doloroso à palpação superficial e profunda; presença de massa palpável turbiliforme em epigástrio; ruídos hidroaéreos aumentados e descompressão brusca negativa. Presença de fezes sanguinolentas em ampola retal. Diante do quadro, qual a principal hipótese diagnóstica?
A classificação TNM é usada para estadiamento do câncer de próstata. Tumor Primário (T : X,0,1,2,3,4); Linfonodos regionais - Nódulo (N : X,0,1); Metástase à distância – Metástase (M : X,0,1). Paciente com T2N0M1, representa:
Para o diagnóstico de otite média secretora (OMS), os elementos que melhor a caracterizam, em geral, são:
Julgue o item a seguir, acerca de traumatismos toracoabdominais e geniturinários. Traumas do trato geniturinário estão comumente associados com fraturas pélvicas nos pacientes politraumatizados. Nesses casos, as lesões de bexiga ocorrem com maior frequência em sua porção extraperitoneal e devem ser tratadas por sutura primária, mantendo-se a sonda vesical, após o reparo, por pelo menos sete dias.
Compartilhar