Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Hematologia

Dermatologia

Um paciente de 12 anos foi submetido a transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas, para tratamento de anemia aplástica severa, tendo recebido fluconazol e ganciclovir profilaticamente antes do transplante. No D14, ainda neutropênico, apresentou quadro de tosse, febre e dor torácica. Uma tomografia de tórax mostrou opacidades nodulares em pulmão direito, sem área de atenuação em vidro fosco ao redor. Medicado com antibióticos de amplo espectro, não defervesceu, e no D17 surgiram lesões cutâneas em braço e dorso, de aspecto nodular e ulceronecrótico. As hemoculturas coletadas nas últimas 72 horas revelavam o crescimento de um microrganismo ainda em identificação. Baseado no relato acima, que agente oportunista será identificado?

A
Candida albicans.
B
Aspergillus sp.
C
Pneumocystis jiroveci.
D
Fusarium sp.
E
Citomegalovírus.
Escolar de oito anos de idade portador de Diabetes Mellitus tipo I, foi atendida no pronto-socorro com glicemia de 508 mg/dL, pH sérico = 7,24, HCO3 = 14 mEq/L, cetonúria ++ e desidratação moderada. Assinale a alternativa correta.
A asma representa uma doença de elevada morbidade em nosso meio. Entre as medidas significativas para a melhoria das condições de saúde podemos citar:
A doença trofoblástica gestacional, caracterizada por proliferação anormal do trofoblasto, tem uma incidência em torno de 1/10.000. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que é falsa.
No sofrimento fetal crônico obstrutivo, o concepto desencadeia mecanismo de defesa que possibilita sua sobrevivência por períodos moderadamente longos. O conhecimento desses mecanismos possibilita ao obstetra através da propedêutica fetal, traçar condutas adequadas. Assinale a sequência correta do agravamento da pO2 fetal.
Compartilhar