Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um paciente de 15 anos tem múltiplos angiomas de retina e cistos de rins e pâncreas. Qual dos tumores do SNC abaixo relacionados é mais comum nesse caso?

A
Glioblastoma multiforme.
B
Meningeoma.
C
Hemangioblastoma.
D
Ependimoma.
E
Pinealoma.
Uma escolar de 6 anos vem ao pronto-socorro com história de febre alta há 24 horas, odinofagia, vômitos e cefaleia. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, com hiperemia de faringe e adenomegalia cervical. O pediatra prescreve amoxicilina e, após 24 horas, retorna com exantema maculopapular em tronco e face (exceto em região perioral). Apresenta, ainda, hipertrofia de amígdalas com placas esbranquiçadas e língua bastante hiperemiada e sabugosa. O diagnóstico mais provável é:
Paciente com 1 ano e 6 meses chega ao pronto-socorro, às 2 horas da manhã, com história de tosse ladrante, seca, intensa e dispneia súbita. A mãe relata que já havia ficado internada, aos 4 meses de idade, devido à crise de tosse e “chiado no peito”. A paciente está com esforço respiratório intenso, estridor inspiratório, sem febre e discreta cianose de mucosa oral. Assinale a alternativa correta.
A prevenção da tuberculose a partir da aplicação de uma dose de BCG intradérmico, ao nascimento, tem maior efeito protetor na diminuição da
As dermatoses abaixo são desencadeadas ou agravadas pela exposição solar, EXCETUANDO-SE:
Compartilhar