Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Um paciente de 18 anos, do sexo masculino deu entrada no Pronto-Socorro com história de ter sofrido traumatismo craniano há 4 horas, durante uma partida de futebol (chocou-se com outro jogador). No momento do trauma, o paciente não perdeu a consciência e continuou jogando. Após 20 minutos do trauma, evoluiu com cefaleia e pediu para ser substituído. Após 45 minutos do trauma, apresentou piora da cefaleia e iniciou vômitos. Após 2h do trauma, evoluiu com sonolência e rebaixamento progressivo do nível de consciência. Na sua admissão ao hospital estava em Glasgow 7 com anisocoria à direita. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Lesão axonal difusa
B
Hematoma extradural agudo
C
Hematoma subdural agudo
D
Contusão cerebral
Paciente do sexo feminino, 65 anos, com nódulo na tireoide identificado em exame físico, com 2,0 cm de diâmetro, endurecido, em lobo esquerdo. Realizada ultrassonografia da glândula tireoide, caracterizando nódulo sólido de 2,0 cm em lobo esquerdo e nódulo de 1 cm no lobo direito, e com laudo final de "bócio multinodular". A melhor conduta seria:
Homem de 40 anos com quadro agudo de dor súbita no epigástrio e irradiação para todo o abdome há seis horas, vômitos claros no início e parada da eliminação de gases. No exame físico, com contratura abdominal e com sinais de irritação peritoneal em todo o abdome. O exame complementar inicial a ser realizado será:
Na pancreatite aguda, qual a melhor conduta em relação à alimentação?
Na cirurgia bariátrica tipo Fobi-Capella, vários mecanismos estão envolvidos na resolução do diabetes, EXCETO:
Compartilhar