Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Um paciente de 24 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica devido à adinamia, febre baixa e manchas não pruriginosas na pele. Na avaliação clínica foram observadas pápulas eritematoacastanhadas lisas localizadas de forma generalizada em todo tronco, nos membros superiores e inferiores e acometimento das superfícies palmoplantares, além de lesões lisas e elevadas em forma de placas na mucosa oral. A investigação laboratorial permitiu a realização do diagnóstico de sífilis. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes: I- As manifestações clínicas relatadas são compatíveis com a forma secundária da moléstia diagnosticada; II- Não é possível detectar o agente etiológico por meio de pesquisa direta (microscopia em campo escuro), na referida fase da doença em questão; III- O tratamento recomendado para esse paciente é penicilina benzatina, na dose de 2,4 milhões de UI, via intramuscular, que deve ser repetida após uma semana; IV- Na mencionada fase da doença em apreço, apenas o VDRL mostra-se reativo; V- A presença da reação de Jarish-Herxheimer representa uma reação de hipersensibilidade aos antimicrobianos e é indicativo para a interrupção do esquema terapêutico, na afecção considerada. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Pré-escolar, cinco anos, sexo masculino, procurou ambulatório de oftalmologia, pois a mãe observou discreto desvio do olho esquerdo. Há 20 dias, nasceu de parto prematuro, IG: 36 semanas; Peso: 2.540 g; Est: 45 cm; Pc: 32 cm - Apgar 8/9. Permaneceu em oxigenoterapia (CPAP) por 7 horas devido uma taquipneia transitória. Gravidez sem intercorrência. Teve alta com 4 dias de vida. Exame físico: estrabismo com esotropia à esquerda e reflexo pupilar branco leucocoria. Hipótese diagnóstica:
Paciente portador de fratura da diáfise do úmero, com incapacidade de extensão do punho e das articulações metacarpofalangeanas apresenta:
Adolescente de 15 anos procura médico com queixa de amenorreia há 4 meses. Refere perda de 20 kg (peso anterior de 60 kg) no último ano, após iniciar regime alimentar. Apesar da perda de peso, acha que ainda precisa perder "mais uns quilinhos" para chegar ao seu peso ideal. A respeito desse caso podemos afirmar que:
Homem, 25 anos, sofre acidente automobilístico com trauma no MIE. Ao exame, apresenta o membro em flexão, adução, rotação interna e encurtamento. Qual é o provável diagnóstico?
Compartilhar