Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Um paciente de 24 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica devido à adinamia, febre baixa e manchas não pruriginosas na pele. Na avaliação clínica foram observadas pápulas eritematoacastanhadas lisas localizadas de forma generalizada em todo tronco, nos membros superiores e inferiores e acometimento das superfícies palmoplantares, além de lesões lisas e elevadas em forma de placas na mucosa oral. A investigação laboratorial permitiu a realização do diagnóstico de sífilis. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes: I- As manifestações clínicas relatadas são compatíveis com a forma secundária da moléstia diagnosticada; II- Não é possível detectar o agente etiológico por meio de pesquisa direta (microscopia em campo escuro), na referida fase da doença em questão; III- O tratamento recomendado para esse paciente é penicilina benzatina, na dose de 2,4 milhões de UI, via intramuscular, que deve ser repetida após uma semana; IV- Na mencionada fase da doença em apreço, apenas o VDRL mostra-se reativo; V- A presença da reação de Jarish-Herxheimer representa uma reação de hipersensibilidade aos antimicrobianos e é indicativo para a interrupção do esquema terapêutico, na afecção considerada. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Mulher de 45 anos, previamente saudável, procura atendimento por dor em cotovelo e febre. Refere inchaço, dor e vermelhidão no cotovelo direito há cerca de 24h, acompanhada de febre de até 40 °C com calafrios. Exame físico evidencia sinais flogísticos em cotovelo direito com demais articulações normais. Não há outros achados no exame físico. Exames laboratoriais evidenciam somente leucocitose de 16.000 células com desvio à esquerda (10% de bastões). Qual a melhor conduta a ser adotada?
A malária é uma doença febril aguda, causada por protozoários transmitidos por vetores. No Brasil, sua importância se dá pela gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em areas endêmicas. A respeito da malária pode-se afirmar:
Em relação à Leishmaniose visceral ou calazar, pode-se dizer que:
Uma senhora de 63 anos foi admitida no PAM após ter sido encontrada caída em sua residência. Ao exame físico, nota-se nível de consciência rebaixado (Glasgow 11), ausculta cardíaca irregular e desvio conjugado do olhar para a esquerda. ECG compatível com fibrilação atrial. TC mostra hipodensidade acometendo todo o território da artéria cerebral média esquerda, apagamento de sulcos corticais e discreto desvio de linha média. Das medidas abaixo, qual deverá ser evitada inicialmente?
Compartilhar