Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Um paciente de 24 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica devido à adinamia, febre baixa e manchas não pruriginosas na pele. Na avaliação clínica foram observadas pápulas eritematoacastanhadas lisas localizadas de forma generalizada em todo tronco, nos membros superiores e inferiores e acometimento das superfícies palmoplantares, além de lesões lisas e elevadas em forma de placas na mucosa oral. A investigação laboratorial permitiu a realização do diagnóstico de sífilis. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes: I- As manifestações clínicas relatadas são compatíveis com a forma secundária da moléstia diagnosticada; II- Não é possível detectar o agente etiológico por meio de pesquisa direta (microscopia em campo escuro), na referida fase da doença em questão; III- O tratamento recomendado para esse paciente é penicilina benzatina, na dose de 2,4 milhões de UI, via intramuscular, que deve ser repetida após uma semana; IV- Na mencionada fase da doença em apreço, apenas o VDRL mostra-se reativo; V- A presença da reação de Jarish-Herxheimer representa uma reação de hipersensibilidade aos antimicrobianos e é indicativo para a interrupção do esquema terapêutico, na afecção considerada. Estão certos apenas os itens:

A
I e II.
B
I e III.
C
II e III.
D
III e IV.
E
IV e V.
Um paciente de 84 anos é levado por familiares ao pronto-socorro por apresentar agitação psicomotora e confusão mental de início há um dia. Após o atendimento inicial e a coleta de exames para elucidação diagnóstica, o médico deverá diagnosticar delirium caso o paciente também apresente:
Qual a técnica de imagem mais adequada para avaliar doenças das cavidades paranasais e nasais?
Um indivíduo de 85 anos, após perda recente de sua esposa, passa a apresentar perda de interesse pela leitura e insônia. Seus familiares notaram alguns lapsos de memória para fatos recentes, sem, no entanto, afetar suas atividades da vida diária, pois prefere continuar morando sozinho. Sua tomografia computadorizada de crânio revelou acentuação dos sulcos corticais com redução volumétrica do encéfalo. Qual das alternativas abaixo define a melhor conduta a ser tomada no momento?
Qual o sinal mais importante em pós-operatório de osteossíntese de tíbia e fíbula que evidencia uma síndrome compartimental?
Compartilhar