Um paciente de 36 anos de idade com epilepsia do lobo temporal (crises epilépticas tipo parcial complexa), intratável, associada com esclerose do lobo temporal mesial, é submetido a lobectomia temporal esquerda. Qual é o mais provável problema que pode ocorrer após a cirurgia?
A
Quadrantopsia superior direita.
B
Quadrantopsia inferior direita.
C
Hemianopsia homônina direita.
D
Fraqueza da mão direita.
E
Afasia.
Outras questões
Na avaliação pré-operatória para a composição do Risco Cirúrgico, um paciente com cirrose deve ser criteriosamente avaliado utilizando-se a classificação de Child-Pugh. Qual dos itens abaixo não é elemento para esta avaliação:
A colangite esclerosante primária é uma doença de causa desconhecida e pode estar associada a:
O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:
Uma idosa é admitida em função de desidratação decorrente de sua recusa em aceitar alimentação e líquidos, associada a úlcera de pressão por imobilidade no leito. O quadro evolui a cerca de 3 semanas, com relato do cuidador de retraimento social importante, mantendo-se a paciente permanentemente de olhos fechados e sem qualquer interação com o meio. Seus sinais vitais, após reposição volêmica inicial, estão normais, seu ritmo cardíaco mantêm-se regular em 2 tempos, o murmúrio vesicular é universalmente audível, sem adventícios pulmonares, nada digno de nota sendo detectado ao exame do abdome. Indique, dentre as citadas, a hipótese diagnóstica mais provável.