Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Um paciente de 36 anos de idade com epilepsia do lobo temporal (crises epilépticas tipo parcial complexa), intratável, associada com esclerose do lobo temporal mesial, é submetido a lobectomia temporal esquerda. Qual é o mais provável problema que pode ocorrer após a cirurgia?

A
Quadrantopsia superior direita.
B
Quadrantopsia inferior direita.
C
Hemianopsia homônina direita.
D
Fraqueza da mão direita.
E
Afasia.
Na toxicidade sistêmica provocada por anestésicos locais:
Um trabalhador de 33 anos foi vítima de queimadura elétrica de alta voltagem. A entrada da corrente elétrica foi na mão esquerda e a saída na panturrilha direita. A saída corresponde a uma área de queimadura de terceiro grau de cerca de 5 cm². Tem dor na perna direita, mas a perfusão é boa e o pulso pedioso é normal à palpação. Não se detectam alterações de sensibilidade nem de motricidade na perna afetada. Após 8 horas, contudo, a dor na perna aumenta muito e o pé fica pálido e frio. O pulso pedioso desaparece. O diagnóstico e a conduta, neste momento, são, respectivamente:
Um menino de um ano de idade, previamente hígido, com quadro de IVAS havia cinco dias, foi levado ao pronto-socorro devido à persistência de febre alta, recusa alimentar e cansaço. Ao exame físico, a criança apresenta-se febril (Tax = 39ºC), pálida, mucosa hipocorada, FR = 55 rpm, FC = 128 bpm e SpO2 = 90% (ar ambiente), abdome sem visceromegalia. À ausculta pulmonar, revelou broncoespasmo difuso bilateralmente e crepitações finais na base do Hemitórax Direito (HTD). Acerca desse caso clínico, assinale a alternativa correta.
O pneumotórax hipertensivo associado ao trauma é situação que demanda reconhecimento e atuação imediatos, sob pena de se tornar rapidamente fatal. A este respeito, é correto afirmar:
Compartilhar