Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cardiologia

Um paciente de 42 anos, recentemente internado num leito de UTI, tem diagnóstico sindrômico de choque. Há poucos minutos foi colocado nesse paciente um cateter de Swan-Ganz, que permite medidas invasivas para acessar o tipo de choque corretamente. As medidas observadas permitem perceber as seguintes anormalidades: pressão capilar pulmonar ocluída reduzida, débito cardíaco reduzido e resistência vascular sistêmica aumentada. Com base nesses achados, esse paciente apresenta que tipo de choque?

A
Hipovolêmico.
B
Cardiogênico.
C
Distributivo.
D
Por eletroplessão.
Qual das alternativas abaixo correspondem, na sequência correta ao A, B, C da reanimação neonatal:
Adolescente de 15 anos, sexo feminino, procura ambulatório com história de ter sido vítima de abuso sexual há 48 horas. Houve intercurso anal e vaginal, sem a utilização de preservativo pelo agressor. A mãe não sabe da caderneta de vacinação e não lembra a data da última vacina. Exames complementares revelam: Anti HAV IgG reagente e IgM não reagente. HbsAg não reagente e antiHBs reagente com baixa titulação.Qual a conduta mais apropriada para profilaxia antiretrovíral e hepatites?
Paciente portador de Encefalopatia Crônica não-evolutiva. Apresentou há 2 semanas, crise convulsiva tônica, afebril, com duração aproximada de 2 minutos. Novo episódio há 1d, novamente sem febre. Sobre o diagnóstico e conduta mais adequada, assinale a alternativa correta.
Cibele, 40 anos, portadora de insuficiência mitral secundária a prolapso, procurou serviço médico com queixa de febre e odinofagia há 3 dias. O exame físico demonstrou estalido mesosistólico em área mitral e discreta hiperemia de orofaringe. A melhor conduta é:
Compartilhar