Um paciente de 42 anos, recentemente internado num leito de UTI, tem diagnóstico sindrômico de choque. Há poucos minutos foi colocado nesse paciente um cateter de Swan-Ganz, que permite medidas invasivas para acessar o tipo de choque corretamente. As medidas observadas permitem perceber as seguintes anormalidades: pressão capilar pulmonar ocluída reduzida, débito cardíaco reduzido e resistência vascular sistêmica aumentada. Com base nesses achados, esse paciente apresenta que tipo de choque?
A
Hipovolêmico.
B
Cardiogênico.
C
Distributivo.
D
Por eletroplessão.
Outras questões
Paciente masculino, 27 anos, HIV+, em terapia ARV, com CD4 adequado e carga viral baixa, iniciou quadro de febre (38,2°C) e rinorreia clara há 1 dia. Evoluiu com cefaleia frontal leve/moderada, congestão nasal e hiposmia. A rinorreia tornou-se amarelada e a dor localizou-se principalmente na hemiface esquerda, mantendo a intensidade e os demais sintomas. Passados 4 dias, procurou a UBS e você o atendeu. Marque a alternativa correspondente ao diagnóstico e à conduta mais adequada nesse caso:
Roberto, 50 anos de idade, chega ao pronto-socorro relatando dor na hemi-bolsa escrotal direita há cerca de quatro horas, após uma partida de futebol e concomitante aumento de volume do conteúdo intraescrotal. Ao exame nota-se dor e aumento do volume do epidídimo e testículo. Assinalar a alternativa INCORRETA:
Recém-nascido de termo desenvolve vômitos biliares logo após o parto. A gravidez foi complicada por polihidrâmnio. Características físicas não sugestivas de trissomia do 21. Ao exame, o abdome encontra-se flácido, sem distensão. Qual é o diagnóstico MAIS provável?
Homem de 64 anos, portador de litíase renal sintomática, apresenta quadros recorrentes de cólica nefrética à direita. Antecedente pessoal: implante de válvula cardíaca metálica há 3 anos, em uso de anticoagulante oral. Tomografia de rins e vias urinárias: cálculo piélico à direita, de 1,5 cm com cerca de 1.500 HU, sem dilatação associada. A melhor opção para o tratamento definitivo é