Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Se a cirurgia realizada incluir uma vagotomia troncular, pode ocorrer a chamada síndrome pós-vagotomia, sobre a qual é correto afirmar que:

A
Retarda o trânsito intestinal e acelera o esvaziamento gástrico.
B
Acelera o trânsito intestinal e o esvaziamento gástrico.
C
Retarda o trânsito intestinal e o esvaziamento gástrico.
D
Acelera o trânsito intestinal e retarda o esvaziamento gástrico.
Segundo o DATASUS, no Brasil o tromboembolismo pulmonar (TEP) é responsável por cerca de 20 mil óbitos, anualmente; quanto ao TEP, podemos afirmar que:
Paciente vítima de grave desastre (soterramento), com politrauma, está sob ventilação mecânica e pressão expiratória final positiva (PEEP). Do ponto de vista fisiológico, a PEEP irá:
<p>Paciente masculino, 30 anos, submetido à apendicectomia por apendicite aguda perfurada com abscesso pélvico por via laparotômica há 15 dias. Recebeu alta no quinto dia pós-operatório. Há 4 dias vem apresentando febre de 38,9ºC e abaulamento da ferida, com hiperemia. A ultrassonografia do abdome mostra edema e espessamento da parede no local da incisão de McBurney com ar no subcutâneo. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável e a conduta recomendada: </p>
Uma paciente de 44 anos encontra-se com quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, associada a náusea e vômitos há 24 horas. Ao exame físico, tem dor à palpação em andar superior do abdome, principalmente à direita, com sinal de Murphy positivo. Nesta situação, o exame com maior sensibilidade para confirmação diagnóstica é:
Compartilhar