Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui fácies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. A localização mais frequente da patologia provável nesse caso é:

A
Na segunda porção duodenal, parede posterolateral.
B
Justapilórica, parede anterior.
C
Junto à incisura angularis.
D
Na transição corpo-fundo gástrico.
O tratamento cirúrgico preferencial para as estenoses biliares benignas, decorrentes de fibrose pós-cirúrgica, que ocorrem ao nível da confluência dos ductos biliares, é:
Uma idosa é admitida em função de desidratação decorrente de sua recusa em aceitar alimentação e líquidos, associada a úlcera de pressão por imobilidade no leito. O quadro evolui a cerca de 3 semanas, com relato do cuidador de retraimento social importante, mantendo-se a paciente permanentemente de olhos fechados e sem qualquer interação com o meio. Seus sinais vitais, após reposição volêmica inicial, estão normais, seu ritmo cardíaco mantêm-se regular em 2 tempos, o murmúrio vesicular é universalmente audível, sem adventícios pulmonares, nada digno de nota sendo detectado ao exame do abdome. Indique, dentre as citadas, a hipótese diagnóstica mais provável.
São exames complementares capazes de caracterizar a presença da Síndrome de Cushing, EXCETO:
Dentre as abaixo, assinale a anormalidade que integra a síndrome característica da narcolepsia:
Compartilhar