Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Se, durante uma laparotomia, fosse evidenciada uma lesão localizada na pequena curvatura próxima a incisura angularis, sem outra lesão ou doença associada, sua classificação seria uma úlcera gástrica do tipo:

A
1.
B
4.
C
3.
D
2.
Assinale a alternativa que apresenta uma cardiopatia congênita cianogênica.
O Ministério da Saúde iniciou este ano a aplicação da vacina tetravalente viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças de 15 meses de idade. Em relação à vacina contra varicela, é INCORRETO afirmar:
Com relação às doenças dos Erros Inatos do Metabolismo (EIM), é INCORRETO afirmar:
Criança de 7 anos, sexo masculino, é trazida com queixa de dor persistente em quadril D há 3 semanas, apresentando claudicação. Não teve febre, nem história de trauma ou de esforço físico exagerado. Ao exame físico, apresenta limitação da movimentação do quadril. A principal hipótese diagnóstica é:
Compartilhar