Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Ainda na hipótese da lesão gástrica ser na localização descrita na questão anterior, o procedimento cirúrgico que não tem indicação neste caso é a:

A
Gastrectomia distal.
B
Ulcerorrafia com biopsia.
C
Vagotomia.
D
Excisão da úlcera e sutura.
Um médico de família atende uma população de 3.850 pessoas na unidade de saúde em Caruaru, Pernambuco. Atualmente, tem cerca de 305 pessoas com hipertensão cadastradas. Reconhece, porém, que esse número não representa a totalidade das pessoas com pressão arterial alterada. Organiza, em conjunto com a equipe, atividades de grupo por microárea de cada agente comunitário para identificar novos casos e avaliar adesão ao tratamento e controle pressórico. Durante as atividades coletivas, agenda os pacientes recém-diagnosticados para confirmação em consulta, assim como os pacientes descontrolados. Para os sem adesão ao tratamento, reforça as orientações para administração dos medicamentos e mudanças de hábitos. Durante a atividade, toda a equipe participa compartilhando tarefas e resultados. As pessoas que participam do grupo, mas não aderem ao tratamento farmacológico ou não farmacológico, estão em qual estágio de mudança de comportamento, segundo o Modelo Transteórico?
Uma mulher de 30 anos procura o pronto-socorro por estar sentindo dor intensa e espasmos esfincterianos precipitados por evacuações há mais de 2 (dois) meses. Ela, ainda, menciona manchas de sangue no papel higiênico e fezes com raias de sangue, ocasionalmente. Ao exame físico, observa-se ulceração em comissura posterior, plicoma anal e papila hipertrofiada. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso descrito acima.
O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com vistas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas tem como objetivos:
A respeito da neoplasia de pâncreas, é correto afirmar:
Compartilhar