Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Se a cirurgia realizada incluir uma vagotomia troncular, pode ocorrer a chamada síndrome pós-vagotomia, sobre a qual é correto afirmar que:

A
Retarda o trânsito intestinal e acelera o esvaziamento gástrico.
B
Acelera o trânsito intestinal e o esvaziamento gástrico.
C
Retarda o trânsito intestinal e o esvaziamento gástrico.
D
Acelera o trânsito intestinal e retarda o esvaziamento gástrico.
Baseado na anatomia e função das células gástricas, assinale o item INCORRETO.
O papel da linfadenectomia estendida para o câncer de estômago ainda é controverso. De acordo com a classificação do agrupamento de linfonodos regionais pela localização do tumor primário, qual estação NÃO pode ser classificada como dissecção D2?
Os tumores carcinoides de apêndice representam sua mais comum neoplasia. Estes são derivados das células argentafins do intestino médio. Com base nestas informações, assinale o item correto:
São genes sabidamente envolvidos na carcinogênese colorretal, EXCETO:
Compartilhar