Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Apesar de todos os cuidados pós-operatórios, o paciente evolui com gravidade e é transferido ao CTI com um importante distúrbio ácido-básico, com os seguintes parêmetros - pH baixo, PCO2 normal e HCO3 baixo. Com base nestes dados, sabemos tratar-se de:

A
Acidose metabólica.
B
Alcalose metabólica.
C
Acidose respiratória.
D
Alcalose respiratória.
No exame físico de um menino de 10 meses com comunicação interatrial, qual o achado esperado e sua explicação?
Analise os itens abaixo, sobre as causas de convulsão em crianças e bebês, e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: I. A causa mais comum, nos bebês, é o aumento da temperatura que acompanha uma infecção viral. II. A Epilepsia Benigna na Infância é caracterizada por convulsões epilépticas parciais, principalmente ocorrendo durante o período de sono da criança, envolvendo contorções corporais, boca torta, rosto e voz alteradas com gemidos, podendo afetar alguns órgãos. III. A febre causada por pneumonia é a que produz mais convulsões. Está(ão) CORRETO(S):
Você atende na emergência uma criança de 24 meses de idade com convulsão febril clinicamente bem caracterizada. Para afastar a possibilidade de infecção do sistema nervoso central, a decisão de realizar punção lombar está CORRETA em qual das situações abaixo?
Nos acidentes que envolvem as mãos, é frequente a ocorrência de fratura dos metacarpianos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Compartilhar