Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Apesar de todos os cuidados pós-operatórios, o paciente evolui com gravidade e é transferido ao CTI com um importante distúrbio ácido-básico, com os seguintes parêmetros - pH baixo, PCO2 normal e HCO3 baixo. Com base nestes dados, sabemos tratar-se de:

A
Acidose metabólica.
B
Alcalose metabólica.
C
Acidose respiratória.
D
Alcalose respiratória.
Um paciente obeso, diabético e hipertenso realizou exames de rotina que revelaram: creatinina 2,2 mg/dl; potássio 4,3 mEq/L; colesterol total 260 mg/dl; LDL 158 mg/dl e HDL 30 mg/dl. Qual das drogas abaixo não deve ser utilizada neste caso?
Considerando os medicamentos secretogogos da insulina indicados no tratamento do diabetes, o que apresenta ação mais rápida e duração mais curta é:
A ocorrência de anemia hemolítica por crioaglutininas está associada a uso de:
Em qual das alternativas abaixo encontra-se uma situação clínica em que se faz necessário o tratamento da bacteriúria assintomática?
Compartilhar