Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Um paciente de 42 anos, masculino, apresenta-se a um serviço de emergência com queixa de dor abdominal difusa de forte intensidade, iniciada subitamente há 6 horas. Ao exame possui facies de dor e abdômen com rigidez intensa e defesa involuntária difusa. Seus exames de laboratório são inocentes, exceto por discreta leucocitose sem desvios. A rotina de abdome agudo mostra uma lâmina de ar abaixo da cúpula diafragmática direita. Apesar de todos os cuidados pós-operatórios, o paciente evolui com gravidade e é transferido ao CTI com um importante distúrbio ácido-básico, com os seguintes parêmetros - pH baixo, PCO2 normal e HCO3 baixo. Com base nestes dados, sabemos tratar-se de:

A
Acidose metabólica.
B
Alcalose metabólica.
C
Acidose respiratória.
D
Alcalose respiratória.
A lesão na linha média do pescoço que se origina na base da língua, no forame cego, e desce através da porção central do osso hioide, é uma das lesões de linha média do pescoço mais comuns em crianças em idade pré-escolar. O diagnóstico mais provável é:
O sinal otoscópico mais importante para identificar uma otite media aguda (OMA) e diferenciá-la de uma otite media com efusão (OME) é?
Por ser causa de cegueira, a hipovitaminose A tem sido um importante problema de saúde pública. Sobre a deficiênca, pode-se afirmar que:
Em adultos jovens, o nódulo cervical anterior encontrado frequentemente na linha média entre o mento e a cartilagem tireoide é o:
Compartilhar